Presença do nosso amigo Iomar Cunha – INOVAFINDES em reportagem de A Tribuna do último sábado -08.02. A discussão no caderno de economia bem que poderia se deslocar para o caderno de INOVAÇÃO/TECNOLOGIA, pois esse é tema mais intrigante no momento em todo o mundo.
A inovação dita como “salvação da lavoura” está sendo requisitada em todos os setores, inclusive no agronegócio onde sofremos pela oferta imensa de commodities com muito pouco valor agregado. Nossa proposta é que se discuta a questão da GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO como base para todos os caminhos seguintes. Propositalmente agregamos à foto da reportagem o livro Inovação – As Regras do Jogo da Editora Nobel. Já no primeiro capitulo nos deparamos com o esforço da Kodak, dona de várias patentes de produtos e processos inovadores e sua luta contra a falência. Como pode ser? O próprio Antonio Perez – presidente da empresa em 2007 – alegou que a empresa (pag. 15) vinha fazendo as mesmas coisas ao longo de 20 anos, e não mudou… Precisamos compreender que a MUDANÇA é uma atitude gerencial de grande impacto, ou não é? Nesse mesmo tom, o professor Anilton Salles, presidente da FAPES diz: “Na basta só uma boa ideia, é preciso ser empreendedor” – é preciso sair da cadeira e mudar para uma atitude realizadora.
Nosso desafio empresarial requer mudanças, comportamentos, atitudes e principalmente coragem. Nossos eventos promocionais tem mostrado pouca frequência em termos de empresários realmente interessados, diferentemente de outras regiões no sul e sudeste do Brasil. A receptividade aos editais também tem sido igualmente pequena (Veja post anterior sobre o Prêmio Nacional da Inovação). Tais constatações nos levam à uma profunda reflexão, afinal “resultado” é apenas um efeito de uma série de causas.
Os esforços continuam: INOVAFINDES – Fundação Espirito Santense de Tecnologia FEST – TecVitória – SECTTI-FAPES – ES em AÇÃO (com reunião nessa data para discutir Tecnologia e Inovação no ES) – CONPTEC – Sindifer com sua Feira MEC SHOW e um dia dedicado totalmente à Inovação (Julho 2014), IFES e tantas outras instituições que vem fazendo o seu Shake Down (lembrando Vicente Falconi) no sentido de agir na direção da mobilidade e foco na diferenciação, agregação de valor, produtividade e competitividade.
Para concluir, nossa posição no tema Inovação – The Economist/Revista Veja. Muito trabalho pela frente!
Agenda cheia mestre!