Introdução ao tema
Se você digitar no Google a frase “negócios baseadas na fé “, os resultados vão apontar para as empresas que buscam uma agenda religiosa . Mas há um outro tipo de fé nos negócios: a crença de que um produto ou serviço pode refazer radicalmente uma indústria, mudar os hábitos de consumo, desafiar premissas econômicas . A prova para tais saltos inovadores é delicada e os rendimentos demoram a acontecer. Hoje , os especialistas se preocupam com uma bolha de inovação. Há grande preocupação com empresas que investem muito em inovação e que podem fracassar, mas, no entanto, o avanço do progresso, muitas vezes, requer forte esperança e olhos arregalados.
No relatório especial da Fast Company, 2014, sobre empresas mais inovadoras do mundo , há uma abundância de exemplos para fazer de você um crente, “Eu nunca estive tão animado com as possibilidades à nossa frente “, relatou o CEO da Nike Mark Parker. A equipe da Fast Company passou mais de seis meses na coleta e análise de dados. Para gerar a lista das 50 empresas mais inovadoras – e os respectivos top 10 empresas em vários setores – que avaliou milhares de empresas.
O pensamento da equipe FC: De todo esse trabalho , tiramos 12 tendências crescentes . Risco de falência e colapso estão sempre presentes. Mas a cultura de inovação em todo o mundo é mais robusta do que nunca. Nós acreditamos que esse fator é digno de comemoração.
Veja a seguir a lista das 50 maiores, onde a GOOGLE situa-se em primeiro lugar da lista mundial.
No quadro seguinte aparece a Brasileira BRASKEM em 41. lugar da lista das TOP 50 maiores do mundo.
Nosso amigo e gerente de inovação INOVAFINDES, Iomar Cunha, colaborando com nosso blog comenta: “Observando a lista das empresas inovadoras, pelo menos duas características/tendências ficam evidenciadas na quase hegemonia de empresas de TI/comunicação.
1- A maioria é composta de empresas que exploram intensivamente o capital intelectual humano e as soluções são identificadas após consenso de grupos de trabalhos.
2- Empresas que tem como ponto focal a interação com o cliente final. Este participa e muitas vezes controla sua participação no serviço. O consumidor tem papel de protagonista e condutor de muitas ações. Da mesma forma, já existe cultura nessa cadeia/grupo de empresas de forte interação com clientes e fornecedores na busca de soluções. Essa tendência tem desnorteado as estratégias de empresas tradicionais que utilizam timidamente, por exemplo, as redes sociais.
A meu ver, a questão não passa por ser irreversível ou passageira essa tendência. O fato é que disponibilizar hoje novos produtos, processos e modelos de negócios passa necessariamente por surpreender a experiência do usuário, principalmente dando-lhe autonomia (poder).”
Braskem empresa brasileira entre as Top 50 maiores empresas inovadoras do mundo. Informações do site da empresa sobre inovação:
Gestão estratégica da inovação
O desenvolvimento de novas tecnologias de produção e também de processos e produtos são os pilares de inovação na Braskem. O objetivo é atender às necessidades dos Clientes e, por meio da sua experiência e conhecimento, propor novas soluções que agreguem qualidade aos produtos finais que são entregues à sociedade.
A gestão estratégica da inovação na Braskem ganhou ainda mais força por meio de open innovation, uma forma de atuar por meio de parcerias que permitem conexão antecipada com tendências e oportunidades, além de estimular o florescimento de novas ideias e inovações. Parcerias com centros de pesquisa, comunidade científica e universidades se destacam nesse cenário. Com essa somatória de forças, a empresa está liderando avançadas pesquisas para desenvolvimento de produtos fabricados com matérias-primas renováveis que sejam comercialmente viáveis para Clientes e sociedade.
O investimento da Braskem em inovação vem se intensificando a cada ano e está entre os três mais representativos realizados por empresas privadas brasileiras, o que reforça a importância do tema e a contribuição para as pesquisas de ponta em seu setor de atuação.
Centro de Inovação & Tecnologia
Para apoiar pesquisas e desenvolvimentos, a Braskem possui seu próprio Centro de Inovação & Tecnologia, que conta com duas unidades localizadas no Brasil e nos Estados Unidos. Aproximadamente 300 profissionais especializados trabalham nessas unidades, dedicados ao desenvolvimento de novos produtos e aplicações. Também são realizados testes e melhorias incrementais nos produtos e processos já existentes. Além disso, são realizadas pesquisas de ponta, como nanotecnologia e novas formas de produção com matérias-primas renováveis.
Biopolímeros
A liderança mundial da Braskem em biopolímeros é um exemplo concreto do resultado da inovação da empresa. A Braskem possui a maior produção do mundo de polietileno verde (PE Verde), fabricado com etanol da cana-de-açúcar. Além de utilizar fonte renovável como matéria-prima, o processo produtivo do PE Verde gera menor impacto ao meio ambiente, pois cada tonelada produzida captura até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera. E em breve a Braskem começará a produzir também o polipropileno verde (PP Verde), fabricado com etanol da cana-de-açúcar.
Números da Braskem