Faltam 50 dias: plantio simbólico marca contagem regressiva para GranExpoNorte & Brasil PapayaFest
Alunos da rede municipal de ensino de Linhares plantarão mudas frutíferas no canteiro de obras do evento nesta sexta-feira (14), às 8h da manhã.
Desde o início do ano, GranExpoNorte & Brasil PapayaFest, que formam o maior evento do agronegócio norte capixaba, vêm preparando sua edição de 2014. Agora, a cerca de 50 dias do evento, já há canteiros demonstrativos com mudas e sementes plantadas, sistema de abastecimento dágua e vários outros pontos em fase de construção.
Na manhã desta sexta-feira (14), cinco alunos representarão a educação de Linhares, município sede da feira, num momento simbólico. Em nome do Programa Geração Futura, os estudantes farão plantio de mudas de árvores frutíferas em canteiros experimentais dentro do parque de exposições da cidade. Além disso, eles poderão conhecer detalhes do projeto do evento, que inclui uma feira escolar.
Áreas de plantio experimental
Dentro do Parque de Exposições de Linhares, local que receberá o evento, já há 11 canteiros demarcados para plantios demonstrativos, entre eles um viveiro suspenso. Sete desses espaços já receberam mudas ou sementes de culturas como café, mamão, maracujá, pastagem e abacaxi. Mudas de seringueira, cacau, côco, goiaba e laranja serão inseridas no espaço até abril, quando GranExpoNorte & Brasil PapayaFest acontecem.
Nascido em 2005, no Fórum das Águas do Rio Doce em Governador Valadares-MG, o Programa Geração Futura tem como conceito o fato de que é necessário pensar os jovens como atuantes no futuro. Por meio de oficinas idealizadas para atender os alunos de forma lúdica, concatenada e direcionada, levando-os a compreender o tema proposto em suas várias facetas, o programa tem como novo lar a GranExpoNorte. Os estudantes linharenses participarão da feira focando o tema conscientização socioambiental. A expectativa é de que mais de 2.500 alunos passem pelas oficinas.
Sobre GranExpoNorte & Brasil PapayaFest
A Exposição Agropecuária Norte Capixaba (GranExpoNorte) e o Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest) são realizados pelo Sindicato Rural de Linhares, pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), tem como principal apoiadora a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; a promoção é do Governo do Estado do Espírito Santo, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES); a organização é da GranExpoES.