Pequenas e boas lições empresariais – 5 pontos fundamentais

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Passeando pela história empresarial, em especial pelo famoso QC History do velho Dr. Kaoru Ishikawa, nos encontramos com alguns providenciais ensinamentos para nossos líderes e liderados do mundo corporativo em um tempo onde as mudanças estão cada vez mais rápidas e profundas. Senão vejamos,

1. O trabalho em equipe continua desafiando os chefes e continua promovendo os verdadeiros líderes de sucesso. Na verdade, o trabalho organizado e participativo tem tudo a ver com a qualidade de vida, pois, pressupõe forte liderança, estabelecimento de caminhos, educação e capacitação e probabilidade de bons resultados. Podemos afirmar que uma equipe afinada depende minimamente de “chefes”.

A ARTE DE ATENDER BEM

2. Padrão de qualidade no Atendimento ao Cliente. Essa é uma lição universal, pois o tempo passa e nós continuamos a cometer falhas nessa importante atividade. As lições do bom atendimento, aquelas que abrem portas e promover a integração do cliente na empresa estão detalhadas no quadro acima. Atender bem é um princípio básico do relacionamento de sucesso com o mercado.

ccq inova3. Promover a inovação na empresa. A inovação exige que se crie um clima adequado para que os empregados possam participar efetivamente das melhorias e inovações na empresa ou em qualquer outro tipo de organização.

A inovação, além do Produto, pode ser viabilizada e aplicada em todos os processos internos, no marketing, nas atividades da rotina e nos procedimentos.

A prática do PDCA – I, significa a gestão focada em resultados a partir de conteúdos inovadores já no P do planejamento, procedimentos, projeto e ou padrão de trabalho ao cliente. Ao girar o PDCA, vamos passar pelo Kaizen, ou seja, pela Inovação contínua da rotina.

Inovar é antes de tudo uma necessidade de sobrevivência, ou como diziam nossos avós: a necessidade faz o sapo pular, ou seja, quanto mais dificuldades e crises se apresentam em nossas empresas, maior será a nossa necessidade de INOVAR.

4. Reconhecimento e premiação – não bastam os esforços de fixação de comissões pelas metas cumpridas, especialmente em vendas. Deming dizia que esse tipo de premiação deve ser feita em equipe e não apenas individualmente. Junta-se aos propósitos de reconhecimento a questão do mérito (Meritocracia) de forma a destacar equipes de alto desempenho e que dão bons resultados para a organização.

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5. Definição de metas e objetivos claros – todos na organização precisam de saber para onde, como, quem, quando e quanto, devem seguir para atingir os resultados de qualidade, quantidade, custo, receita, atendimento, sustentabilidade quer irão determinar o seu sucesso no mercado. Lembrando o filósofo grego, Sêneca: “só há vento favorável para quem sabe a onde quer chegar”.

Agora, mãos à obra e vamos colocar tudo em prática. Sucesso!

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