Colaboração de Ricardo E. A. Ferreira,
Entrevista com Anderson Palácio
Como identifica o interesse de uma empresa com foco nesta certificação, este comportamento deve-se por estratégia comercial ou pela busca por melhores resultados em sua organização?
Anderson Palácio: Geralmente o interesse das empresas está na estratégia comercial, para aumentar seu mercado de atuação ou por requisito de algum cliente. Mas algumas empresas também tem interesse na melhoria de seus processos e eficiência nos resultados, tendo a ISO 9001 como ponto de partida para a caminhada rumo à excelência em sua gestão.
Como uma empresa inicia o processo de implementação segundo a norma ISO 9001?
Anderson Palácio: O primeiro passo é mapear os seus processos, determinando a seqüência e interação entre os mesmos, de forma a permitir o gerenciamento das diversas atividades interligadas da empresa.
Quais os cuidados a empresa deve tomar ao planejar este processo de implementação?
Anderson Palácio: Deve assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessárias para garantir a operação e o controle destes processos. Importante definir e treinar os gestores, facilitando a mudança organizacional e cultural.
Quais os ganhos de uma empresa com esta certificação?
Anderson Palácio: Demonstrar sua capacidade em atender aos requisitos do cliente e os legais e aumentar a satisfação do cliente. Melhorar os seus processos e a eficiência de seus resultados.
Muitas empresas pensam que esta certificação, serve para produtos fabricados pela mesma, de fato isso não é verdade, neste caso o que a empresa deve fazer?
Anderson Palácio: Isso mesmo, a ISO 9001 pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, desde que tenha um cliente. A empresa deve pesquisar mais sobre o assunto e procurar uma ajuda de um especialista.
Planejamento é uma das chaves do sucesso para este processo, quais seriam as outras?
Anderson Palácio: O envolvimento das pessoas é muito importante. O sucesso da certificação dependerá muito do comprometimento de todos os envolvidos nos processos
Uma necessidade é a contratação de consultoria para apoio deste processo, quais os cuidados ao realizar esta contratação?
Anderson Palácio: A empresa deve avaliar a experiência da consultoria, sua aceitação no mercado e sua estabilidade. Se possível, converse os clientes da consultoria e verifique como foi a sua atuação durante o processo de certificação. Isso ajuda a prever muitos problemas.
O RD / Gestor da Qualidade é o profissional responsável pela Gestão e representação da direção diante deste processo, qual a Qualificação para este profissional necessária?
Anderson Palácio: O RD deve conhecer muito bem os requisitos da ISO 9001, conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade, ter uma habilidade para liderança e boa relação com os colaboradores.
Repórter: Zafenate P. Desidério