- Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.
- Resultados e recursos existem fora da empresa, não dentro dela.
- Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos.
- Para atingir resultados econômicos, concentre-se em poucas áreas as oportunidades decisivas evitando o desperdício de energia e de recursos
- Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: Criar Um Cliente
- Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?
- O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.
- Pode ser dito sem grande super simplificação, que não há países subdesenvolvidos.Há apenas os subadministrados.
- Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.
- De que adianta investir uma fortuna para trazer para o centro da cidade corpos pesando 80 quilos, se o que vocês querem são os cérebros deles, que pesam 3,8 quilos?
- Conquistar clientes jogando os preços lá embaixo, tem um efeito bumerangue: a própria empresa acabará sendo a vítima.
- A pesquisa de mercado só deve ser usada para pesquisar o que já está no mercado, não para o que se pretende lançar ou na busca de possíveis novos produtos.O cliente é conservador e só sabe opinar sobre o que já existe.
- Não é a empresa que define o mercado. É o cliente.
- A inovação sempre significa um risco. Mas ir ao supermercado de carro para comprar pão também é arriscado. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar isto é, preservar o passado é muito mais arriscado do que construir o futuro.
- A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.
- As pessoas que não correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano. As pessoas que correm riscos geralmente cometem uns dois grandes erros por ano.
- Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam de ineficácia na comunicação
- O conhecimento não está vinculado a país algum. É transnacional, é portátil.Pode ser criado em qualquer lugar, de forma rápida e barata. Ele é, por definição, mutável.
- O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.
- Decisões empresariais sempre comprometem os recursos do presente com as incertezas do futuro.
- Não se limite a se preparar para o amanhã. Procure também descartar-se daquilo que já não faz mais sentido, que não é produtivo, que não contribui para os objetivos.
- A revolução da informação representa uma nítida transferência de poder de quem detém o capital para quem detém o conhecimento.
Pesquisa: Professor Maurício Takahashi, Adaptação e ilustrações: Getulio A. Ferreira CEBICT – FEST
A reflexão de Jack Welch explica, talvez, o motivo de a administraçlão pública se ater à qualidade dos processos e não a dos resultados.