Por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação – MCTI, o Dia Nacional da Inovação foi criado em homenagem ao grande inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que no dia 19 de outubro de 1901, completou uma volta ao redor da Torre Eiffel em seu dirigível na cidade de Paris.
Essa inovação tecnológica alavancou uma série de avanços no processo de transporte aéreo no mundo inteiro. O Dia Nacional da Inovação tem o objetivo de ajudar a promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio do desenvolvimento científico e tecnológico e aproximar as Universidades, Instituições de Ciência e Tecnologia, o setor produtivo e o Governo. Fonte/Pesquisa: SECTI – Gov. ES.
Vale destacar, além das iniciativas da SECTI várias outras instituições capixabas que vem trabalhando fortemente para a difusão dos conceitos e práticas que promovam a inovação no ES.
No quadro abaixo a obra ainda incompleta do Mapa da Inovação onde, com a ajuda do especialista no tema, Iomar Cunha, foi possível estabelecer um primeiro estudo sobre as instituições e sistemas ligados ao processo de estudos e desenvolvimento da Inovação.
Esta primeira fase é complementada atualmente com novos estudos e trabalhos que envolvem a SECTI, Prodest e outros atores.