Como superar a crise no mercado de trabalho – Qualidade on Line

Internet pode ser uma forte aliada para melhorar seu currículo.

Colaboração Hayrton Prado, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ.

A crise traz uma série de situações difíceis em vários tipos de mercado. A instabilidade nas empresas podem acarretas diversos problemas como a diminuição de lucros, investimentos mais modestos, o aumento nas pressões do trabalho e uma estagnada no crescimento. Entretanto, é necessário reagir a esse momento complicado para se manter no mercado.

Snap_2014.03.18 16.08.47_003Ser pró-ativo e criativo são duas palavras chave nessas horas. Deixar as más notícias de lado pode ser difícil, mas quem conseguir se manter motivado nesse cenário conturbado pode superar bem a crise. Estar bem informado também pode ser importante para ser capaz de enxergar uma oportunidade no momento certo.

Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, alerta que é importante estar atento e também deixar o pessimismo de lado. “Um bom empreendedor precisa ter um planejamento, saber o que fazer e como fazer. Além do equilíbrio na saúde, cursos, treinamentos e não entrar no perfil de vítima podem manter a auto estima”.

O medo de perder o emprego está dominando cada vez mais os escritórios. Estar desempregado entre tantas pessoas é uma preocupação cada vez mais real. Porém, mesmo que isso aconteça, é fundamental não ficar parado no tempo e já planejar planos para permanecer no mercado de trabalho.

Segundo Madalena, as possibilidades de demissões aumentam nesse período instável, mas é possível tomar algumas medidas e ter um plano B. ”O cenário político e econômico atual não é dos melhores, então deve-se eadm 20star preparado para um processo de desligamento. O desemprego é um choque em qualquer momento. Então criar o próprio plano, elaborar seu currículo e aumentar o networking podem ser maneiras de se fazer isso”.

Uma ferramenta que pode ser muito útil nessas horas é a internet. Atualmente, muitas pessoas reclamam que a participação em feiras, cursos, congressos e especializações exige um dinheiro que está não disponível no momento. De acordo com Madalena, a rede pode ser uma solução válida para esse problema. “Hoje existem cursos e palestras onlines que são gratuitas, então vale a pena dar uma olhada e buscar informações pela internet”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *