Trabalhar em equipe, por certo nos leva a ótimos resultados na empresa ou organização pública. A questão maior é saber como mobilizar e liderar as equipes para os melhores resultados de qualidade e produtividade. Apresentamos a seguir um pequeno roteiro para a eficiência e eficácia do trabalho em equipe;
Desafios do trabalho em equipe em 7 passos:
1. Transformar grupo em equipe, onde cada um dos membros possui determinado talento que, se somados, irão produzir uma sinergia criativa incomum.
2. Estabelecer uma liderança situacional de alto nível, educando os colaboradores mais dispersos, conduzindo-os para uma área de resultados de forma a aliar criatividade e disciplina.
3. Reconhecer os talentos e transferir metas e desafios para os mesmos. Breves correções de rumos serão necessárias mesmo considerando o alto grau de maturidade psicológica dos integrantes do grupo.
4. Criar ambiente para a apresentação da equipe e seus projetos de forma a impactar positivamente a alta direção da empresa. O apoio e comprometimento da alta administração é fundamental para a perpetuação da equipe.
5. A equipe de alta performance está sempre focada nos objetivos e metas que deverão ser cumpridos, e para esta equipe, além do apoio de cima é necessário a utilização de ferramentas de gestão adequadas. Para começar as Sete Ferramentas da Gestão pela Qualidade são suficientes (Brainstorming, Histograma, Pareto, Diagrama causa e efeito – Ishikawa, Cartas de Controle, Check List, Gráfico de Correlação).
6 – Estimule a equipe ao aprendizado de novas técnicas de gestão tais como: Sistema de Gestão à Vista, Método KJ, Planejamento pelo 5W2H, Exame GUT entre várias outras excelentes ferramentas que a equipe poderá utilizar e fazer grande sucesso na solução e ou prevenção de problemas.
7 – Premiação para equipes de alta contribuição para a empresa com destaque para a situação no social e também no meio ambiente.
São 7 princípios básicos que dependem, para o seu sucesso, de apenas uma pessoa: O gerente líder da sua área e ou departamento.