De volta ao tema da Gestão – por mais que as nossas prioridades estejam focadas, um dos itens das variáveis de causas da busca dos resultados de produtividade e competitividade merece atenção especial: A GESTÃO.
Estamos diariamente identificando ameaças e oportunidades neste tema, e é incrível que profissionais altamente qualificados ainda não demonstrem a capacidade suficiente de praticar uma gestão eficaz com resultados objetivos e importantes para as suas respectivas organizações.
Alguns pontos são fundamentais para o sucesso da gestão:
1. Perfeita distinção entre causas (itens de verificação) e os efeitos desejados (itens de controle). Lembrando que os efeitos são fatores que devem ser controlados e as causas devem ser trabalhadas, gerenciadas, minimizadas ou potencializadas.
2. Equipes treinadas e motivadas fazem a diferença na gestão de produtos, processos e serviços ao cliente. Aqui aparecem as verdadeiras evidências da “qualidade em tudo que se faz, qualidade em primeiro lugar”.
3. Integração dos esforços direcionados aos clientes internos e também aos clientes externos.
4. O gerente, líder compreende a necessidade do combate às dispersões e possíveis resistências às mudanças requeridas para as melhorias de produtos, processos e serviços.
5- Sinergia e comprometimento são indispensáveis, pois estamos todos no mesmo barco.