A força da inteligência – caminhos para vencer a crise

GAF_2016.03.03_16h47m38s_005_Esse é o grande desafio dos tempos atuais. Basta uma breve olhada nos jornais mais importantes para que deixemos de ter algum tipo de esperança, infelizmente. Os jornais do rádio e da TV cumprem igualmente o papel de levar aos brasileiros dos quatro cantos a desesperança. Os institutos de pesquisas e as confederações observam que o grande fator de mudança do país para melhor passa pela recuperação da confiança dos empresários e demais empreendedores.

Apesar dos péssimos indicadores tanto da máquina governamental como também de todo o nosso sistema de políticas públicas, em especial na Educação, Saúde, Segurança e áreas prioritárias, apesar do fraco desempenho dos indicadores estratégicos como no caso dos rankings de inovação, produtividade do trabalho, competitividade… precisamos acreditar no quadro acima: A SOLUÇÃO ESTÁ NA CAPACIDADE DE USAR NOSSAS INTELIGÊNCIAS DE FORMA SINÉRGICA E PRODUTIVA.

Devemos reconhecer que somos fracos na gestão e liderança, e é preciso que haja uma completa reinvenção dos nossos líderes para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros. As organizações “ilhadas” não vão sobreviver e neste caso nada melhor do que a união de cabeças pensantes para discutir soluções conjuntas e válidas dentro do conceito da sustentabilidade.

Outro ponto importante é a educação permanente das pessoas. Vivemos uma crise de falta de caráter sem precedentes – os “espertos” estão destruindo os experts. Sem uma mudança cultural forte e consistente estaremos malhando em ferro frio e colocando em risco as gerações futuras. Infelizmente o atual ambiente político nos leva a este quadro de total desarticulação dos objetivos, metas e projetos.

A cena acima se multiplica nos estados e municípios, ongs e empresas privadas – o fundo do poço já chegou e é hora de buscarmos saídas. Não existe outra opção. Como diz Tom Peters, “tudo vem das pessoas” e da sua capacidade de pensar e fazer diferença no mundo.

Vamos em frente, com inteligência!

 

Salvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *