O Japão do pós guerra vivia o seu pior momento, destruído buscava a reconstrução em meio à destruição que ia além da infraestrutura do país, ou seja, a principal luta estava na recomposição do moral dos japoneses.
É sabido aos quatro cantos a importância de W.Edwards Deming e Joseph M. Juran neste papel importante do reerguimento do país a partir de uma nova mentalidade gerencial junto aos líderes empresariais japoneses. A questão básica estava no lema “vencer a crise”.
Sob o ponto de vista do desenvolvimento industrial brasileiro e influências mundiais, nossa crise já era de conhecimento em 2008 e foi se agravando aos longo do tempo até os dias atuais, embora o governo minimizasse tal episódio (a tal marolinha…).
Podemos dizer que é uma guerra um tanto diferente do Japão nos anos 50, mas trata-se de uma guerra brasileira onde registramos índices baixíssimos na educação, produtividade do trabalho, inovação, produtividade empresarial, competitividade, segurança…. entre outros indicadores estratégicos, e dentro da necessidade de vencermos estas batalhas voltamos aqui no Blog Gestão & Resultados com os famosos princípios de Deming com algumas pequenas adaptações e atualizações para os dias atuais. Vamos aos 14 princípios de Deming para a melhoria da competitividade para o novo milênio.
1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade. A melhoria (Kaizen) e Inovação são caminhos certeiros para a diferenciação, qualidade e resultados ao cliente.
2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. Liderar para a competitividade através da sinergia com os parceiros, fornecedores, colaboradores e clientes. A modernidade nas relações com o mercado é fundamental.
3º princípio: Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio; Crie indicadores prioritários para certificar-se do total controle e gestão dos processos.
4º princípio: Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Tenha evidências reais da qualidade incorporada nos serviços e produtos adquiridos. Lembre-se, a qualidade deve vir agregada ao fornecimento.
5º princípio: Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos; O uso de sistemas de qualidade nos moldes da ISO é altamente recomendável. Não deixe de estimular a participação dos empregados nas melhorias e nos projetos da empresa.
6º princípio: Institua treinamento no local de trabalho; As melhores empresas investem mais de 100 horas de treinamento por funcionário, por ano. O aprendizado contínuo é a garantia de bons resultados agora e no futuro
7º princípio: Institua liderança. O objetivo da liderança deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. Crie um ambiente permanente de coaching na empresa.
8º princípio: Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz e integrados (sinergia) para a empresa; A relação cliente-fornecedor interna é o que garante melhores resultados no fim da linha.
9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;
10º princípio: Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade com base na qualidade através do treinamento e educação contínuos na empresa.
11º princípio: Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança e foco nos processos dando ênfase na qualidade e na produtividade em cada etapa.
12º princípio: Remova as barreiras que privam o operário de seu direito de orgulhar-se de seu desempenho. Institua a meritocracia como base para a motivação e facilite a participação de todos na eliminação e prevenção de problemas.
13º princípio: Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento. Utilize fortemente os recursos informatizados e aplicativos digitais para facilitar a transmissão de conhecimentos tanto presenciais como também à distância.
14º princípio: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo. Estabeleça novas metas e desafios a partir do compromisso da alta administração, líderes e supervisores.
SUCESSO!
Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. FERREIRA, G.A – Gestão pela Qualidade sem dor de cabeça – Qualitymark editora RJ. 1998
Mestre, seus ensinamentos repercutem até hoje. Na vida.
Filosofia e prática,