Depois de uma bela conversa sobre as aulas de empreendedorismo para os últimos anos das engenharias da UFES, o Prof. Herbert carneiro, chefe do Departamento de Engenharia de Produção, retira dos seus materiais de apoio às aulas este quadro acima e me oferece para uma reflexão prática sobre essa que tem sido uma questão fundamental para as empresas: gerenciar indicadores de desempenho com base nos grandes desafios do mundo atual.
A visão simples e objetiva do tema (autor não identificado) traduz a necessidade premente de que o processo de gestão seja mais efetivo e claro na sua abordagem de variáveis que irão conduzir às metas de qualidade e produtividade e por conseguinte à competitividade.
A mobilização dos colaboradores passa necessariamente pelo entendimento da busca, o que irá contribuir significativamente para o seu comprometimento com as diretrizes da empresa. Neste ponto a liderança gerencial atinge seu objetivo, ou seja, criar seguidores para as metas empresariais desafiadoras em contraponto aos grandes enfrentamentos das crises e da alta competitividade em todos os setores.
O sucesso na gestão é pura consequência!