COMO CONSEGUIR QUALIDADE?
“Qualidade se consegue com atitudes, ações e comprometimentos, não apenas com discursos”.
“O bom gerente é aquele que incessantemente mobiliza e conscientiza seu pessoal para a qualidade”.
COMPROMISSO DE ALTA ADMINISTRAÇÃO
“O compromisso com a qualidade deve ser hábito constante e indelegável da alta administração”.
QUALIDADE VERSUS FALTA DE QUALIDADE
“Os custos provenientes da falta de qualidade são, via de regra, muito maiores do que os custos (investimento) com a qualidade”.
PRIMEIRO EDUCAÇÃO
“A educação para qualidade precede o treinamento para a qualidade”.
ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA OS SUBORDINADOS
“O exemplo pessoal e a postura dos superiores para com a qualidade consistem na grande estratégia educativa para seus subordinados”.
O “O QUE” E O “COMO” FAZER
“A norma ISO 9001 nos diz o que fazer, em termos da qualidade; as técnicas dos cientistas Deming, Juran, Ishikawa, Crosby, Taguchi e outros, nos dizem apenas como fazer”.
ESTATÍSTICA APENAS COMO INSTRUMENTO
“O “controle estatístico do processo” – CEP – não é um sistema para se praticar estatística; é um método eficaz de apoio à qualidade, que usa a estatística. Apenas como instrumento”.
A INTELIGÊNCIA DEVE PRESIDIR AS AÇÕES
“Pesquisas comprovam que cerca de 65% dos clientes que trocam de fornecedor o fazem por ter recebido tratamento impessoal, ou seja, não foi atendido com qualidade”.
CERTAMENTE, “A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO”
“ “Curto prazo” é uma expressão riscada do dicionário de quem deseja qualidade total”.
CONSUMIDOR O QUE SABE
“Se quiser saber se sua qualidade está boa, não pergunte ao “controle de qualidade”, mas sim ao seu consumidor”.
Claudius D’Artangnan C. Barros, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, autor de vários livros, entre eles o mais recente pela Qualitymark Editora – Missão: QUALIDADE.