Nesta última quarta feira, 22, aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do ES o SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO AO RIO DOCE. O promotor do evento é o CIPE – Rio Doce, que é uma comissão interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce coordenado no ES por Hernandes Bermudes. O CIPE é formado por deputados estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O evento em referência foi conduzido pelo Deputado Enivaldo dos Anjos, e contou com vários palestrantes e debatedores nos temas que norteiam a proteção do Rio Doce, o desastre do rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais, o trabalho do Instituto Terra e o desastre do Rio Doce na visão dos atingidos.
Os palestrantes foram: Jorge Munhós – Procurador da Republica no ES – MPF, Leonardo Deptulski, Assessor SEAMA, Robson de Almeida – Diretor do Conselho Instituto Terra, Earylton Moreschi – Presidente do SOS ES Ambiental e Márcia Maria do Fórum Capixaba em Defesa do Rio Doce.
Em meio as considerações que destacam o Dia Mundial da Água, foram apresentados aos participantes as várias considerações que vem sendo discutidas desde os primeiros momentos após o trágico acidente ocorrido na Barragem de Fundão até os dias atuais envolvendo autoridades, população atingida e também propostas que foram encaminhadas e outras como no caso do Instituto Terra que se apresentam como busca de soluções e exemplos de ações concretas de médio e longo prazos.
Na foto, em destaque, Jorge Munhós, do MPF, apresentando seu relatório resultante da força tarefa do ministério diante do desastre do rompimento da Barragem da Samarco.
A CIPE deve prosseguir com os seus trabalhos considerando a grande quantidade de estudos, projetos e pesquisas que ainda serão desenvolvidos.
Concluindo, deixamos mensagem destacada pelo consultor em sustentabilidade e representante do Instituto Terra, Eng. Robson Melo: