O encerramento da MEC SHOW 2017 na última quinta feira, 20 de Julho nos remete a uma série de reflexões, entre elas a de que o setor metalmecânico, elétrico e automação capixaba não está morto, pelo contrário, está muito vivo e atuante. No conjunto da feira fica claro que as empresas que buscaram alternativas de diferenciação e inovação estão muito ativas e de olho aberto para oportunidades no estado e em todo o Brasil e pode até mesmo chegar no ambiente internacional, não é isto que as empresas asiáticas vem fazendo nas últimas décadas?
A abertura da feira teve várias homenagens destacando os associados SINDIFER, presidido pelo empresário Lucio Dala Bernardina e CDMEC, presidido pelo consultor Durval Vieira de Freitas, e distinção especial para Marcio Félix ex secretário da SEDES, hoje no governo federal e ótima palestra de encerramento do evento de abertura da feira pelo governador do ES, Paulo Hartung.
O governador ressaltou o otimismo na realização de novos investimentos e a necessidade de recuperação da confiança do empresariado capixaba na busca do desenvolvimento do estado. Acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento José Eduardo o governador anunciou investimentos e oportunidades para o futuro próximo que iremos divulgar aqui no Gestão & Resultados em breve.
O evento contou também com a apresentação do conjunto de projetos que concorreram ao MEC INOVA dentro do conceito da Ilha da Inovação com apresentações e julgamentos no auditório principal da Feira.
Convém ressaltar homenagem do INOVA FINDES representado por Iomar e Luiz Alberto ao presidente Marcos Guerra que passa a presidência da FINDES para o empresário Leonardo de Castro no próximo mês de Agosto. Esta justa homenagem é devida ao grande apoio de Marcos Guerra ao projeto de inovação da Federação nos últimos anos e que, por certo, será continuado com o novo presidente.
Numa programação densa e repleta de boas palestras, encontros e rodadas de negócios coordenadas pelo Sebrae ES, importante ressaltar as palestras do último dia onde participaram ArcelorMittal, Fibria, Vale e Jurong discutindo a visão estratégica das empresas, metodologias, estrutura e planos com foco no mercado e seus desafios.
De uma forma geral as empresas estão muito alertas e preparadas para este ambiente de crises mas confiam profundamente nas suas capacidades internas e especialmente no seu quadro de pessoal como base para vencer as adversidades que hora enfrentamos. Participaram Jorge Luiz pela Arcelor Mittal, Marcelo Klein pela Vale, Marcelo Oliveira pela Fibria e Cícero Grams pela Jurong.
Outro ponto importante, com a Feira completamente lotada, foi o Gran Prix Senai de Inovação projeto executado durante a feira e que teve a coordenação da equipe do Inova Findes. Foram 4 equipes e oito projetos apresentados.
Na foto a equipe verde, vencedora do certame de Inovação.
Fechando nosso post, acrescentamos pontos e fatos interessantes desta 10a. MEC SHOW como pode ser visto a seguir pelas fotos e comentários adicionais.
Visita ao Stand do empresário Ary Chamon da TECNOCLEAN, expositor antigo da feira com a presença de Celso Rodrigues da UBQI, Professor Herbert Carneiro, Chefe de Departamento da Engenharia de Produção da UFES, e o responsável pelo blog Gestão & Resultados, Getulio A. Ferreira, representando também a Fundação Espiritosantense de Tecnologia FEST.
Momentos especiais da Feira em 3 grupos de fotos, vejam:
Nossos parabéns a equipe organizadora, parceiros e patrocinadores que tornaram possível este grandioso evento, e já estamos na expectativa da MEC SHOW 2018.
Mais informações nos sites do CDMEC, SINDIFER e também no www.mecshow.com.br