Apresentamos hoje um roteiro básico para agitar os neurônios de quem quer fazer diferença neste universo de trabalho tão igual e repetitivo, ou seja, para agitar e desmontar rotinas para chegar ao ponto ideal da inovação e dos resultados advindos da sua aplicação.
A sequência a seguir tem como fonte Pablo Aversa cujas informações básicas estão no rodapé do post de hoje. Para o desafio de ser um profissional INOVADOR apresentamos as 10 dicas nos quadros abaixo:
As dicas 1 e 2 nos traz a leitura como base para alargar o pensamento e viajar pelas experiências do mundo dos livros e suas magníficas experiências. Hoje com o avanço da tecnologia, ler ficou muito mais facilitado. Vários sites disponibilizam seus e-books de forma gratuita com boa qualidade em diversos temas. Aprender com o passado nos leva a conhecer experiências vividas, suas lutas e desafios que no fim levaram ao sucesso vários projetos que hoje não poderíamos nem imaginar viver sem eles, por exemplo, a Lâmpada de Edison e o Avião de Santos Dumont.
Aqui temos 4 dicas em grupo, sendo: Observe ao seu redor praticando a visão sistêmica e ampliada do mundo e das coisas que estão perto de você. Valorize as relações heterogêneas saindo da caixa para buscar novas soluções. Curiosidade – como dizia Einstein, “as soluções resultam de uma sacrossanta curiosidade” e em seguida ressalta-se o alargamento da mente ampliando perspectivas.
O fechamento das 10 dicas é celebrado com os últimos 4 itens: Aproveite as férias para viajar e ver coisas novas que possibilitem novos benchmarks para sua carreira e sua empresa. Minhas viagens pelo imenso território brasileiro e no exterior, particularmente no Japão, me possibilitaram insights que até hoje, passadas quase 2 décadas, ainda fazem diferença no meu conteúdo profissional. Em seguida a recomendação de participação de novos grupos diferentes daqueles do trabalho normal. Particularmente tenho experimentado esta dica com intensidade a partir da participação no conselho de administração da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – ACACCI, do Rotary Vitória, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ entre outras experiências de grande aprendizado e conquistas humanas. Em seguida vem a recomendação do Foque no diferente rompendo o medo de mudar – difícil tarefa quando estamos constatando o tempo todo comportamentos de resistência às mudanças não é mesmo? O décimo e último ponto ou dica está na participação de forças-tarefas onde se exige enorme dosagem de empatia para entender o mundo no olhar das outras pessoas.
Enfim, são 10 dicas que devem ser estudadas e praticadas para que possam ser absorvidas e deem resultados práticos para cada um de nós.
Concluindo com uma reflexão de Henry Ford: “Se há algum segredo de sucesso, ele consiste na habilidade de aprender o ponto de vista da outra pessoa e ver coisas tanto do ângulo dela como pelo seu”.
Fontes: 10 dicas no modo gráfico: Pablo Aversa (a partir de São Paulo, SP, Brasil) – Formado em Administração de Empresas pela UERJ, com MBA Executivo pela BSP, acumula mais de 20 anos de experiência como líder-coach. Comentários adicionais em texto: Getulio A. Ferreira/ Gestão & Resultados.