Estivemos no auditório do SEBRAE – ES, representando a Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST, para o excelente seminário que veremos a seguir em detalhes. O que ficou muito claro, em resumo, foi o fato da atividade e importância do petróleo e do gás para a economia mundial, em que pese o avanço dos novos projetos de energias alternativas. Segundo o especialista/palestrante, Eng. Antonio Batista, temos no mínimo mais meio século de exploração vantajosa em todo o mundo.
SEMINÁRIO: “O Setor de Petróleo e Gás no Brasil:
Como Efetivar Negócios no Setor de Óleo e Gás?” – 26 de fevereiro de 2019 –Sede do Sebrae-ES.
1 – INTRODUÇÃO
O seminário “O Setor de Petróleo e Gás no Brasil: Como Efetivar Negócios no Setor de Óleo e Gás” apresentou a experiência de 20 anos no setor de Petróleo e Gás do consultor, engenheiro e professor Dr. Antonio Batista.
O evento, realizado na sede do Sebrae, reuniu cerca de 75 empresários e autoridades locais, entre eles, o secretário de desenvolvimento do Estado, Heber Resende, vice-secretário Christiano Furtado, diretor superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo e diretor de atendimento do Sebrae-ES, Luiz Toniato.
2 – CONTEÚDO – ABERTURA
- Palavra de abertura de Luiz Toniato, diretor de atendimento do Sebrae.
- Pronunciamento do Secretário de Desenvolvimento do Estado, Heber Resende.
- Apresentação do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, por Durval Vieira de Freitas.
DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA
Explicitada a demanda global de energia, destacando-se o papel do gás natural e a boa infraestrutura capixaba para o trabalho com o produto.
O Brasil ocupa a 15ª posição em reservas de Petróleo. Porém, apenas 5% das bacias sedimentares do território estão mapeadas, e com o pré-sal, e o país pode se tornar o 9º maior produtor mundial.
Destacou-se as principais entidades que estruturam a cadeia de P&G, enaltecendo a importância de ter o ambiente organizado e firme.
Falou de crise e oportunidades, informando que o Brasil é um grande mercado para diversas economias, como Noruega, Alemanha e França, por exemplo.
O palestrante apresentou também o modelo de negócios, através do Canvas como sugestão para fornecedores da cadeia de P&G. Um passo fundamental é decidir quem são os clientes atuais e potenciais que podem fechar negócios.
A seguir, falou da análise das soluções que serão entregues ao cliente e canais para contato. Com relação aos canais, destacando a importância de cadastros nas empresas que compra me operam as plataformas (alguns cadastros e contatos apresentados estão no item 3, a seguir).
Também informou da importância de se criar relacionamentos com empresas em feiras e eventos, como a OTC (Maio –Texas, EUA), Brasil Offshore (Junho – Macaé, RJ) e Mec Show (Agosto –ES).
Destacou as principais atividades que um negócio em P&G deve focar:
- Gerenciamento de Cadastro
- Tecnologia de Processo & Informação
- Inovação
- Inteligência de Mercado (Óleo e Gás)
- Marketing direcionado
Antonio Batista finalizou o seminário destacando a importância de parcerias para os negócios, e apresentou oportunidades para empresas capixabas no setor.
O evento encerrou-se com perguntas e comentários direcionados a Antonio Batista e troca de informações entre os presentes.
3. CANAIS PARA CADASTRO DE FORNECEDORES
Petrobras:www.petronect.com.br
ExxonMobil: smart.gep.com
BW Offshore: (21)2244 8350
Modec: Link clique aqui ou [email protected]
Dommo Energia: dommoenergia.com.br/fale-conosco/canal-do-fornecedor
Maritime Group: (21)3736-4250 e (21) 3736-4272
Schlumberger: slb.mysupplierportal.com
EPC Group: www.epec.com
Mercado Eletrônico: www.me.com.br
Fonte: FCP&G – Elimar F. Lorenzon – Sistema Findes
Fotos: FCP&G/FINDES/SEBRAE ES
Link para download da palestra de Antonio Batista: Palestra Antonio Batista – clique aqui para acessar