Hoje estamos fazendo uma parceria interestadual com Meirelane do Rio de Janeiro. Estamos aproveitando seus conhecimentos para falar sobre atitude frente aos problemas através de seu texto preciso e correto.
Vamos ao texto: “Para resolver um problema, é preciso antes identificá-lo, mas de nada adianta fazê-lo, se não houver empenho em resolvê-lo.
Pode ser bonito, feio, grande, pequeno, fácil ou difícil, mas se é um problema, precisa ser resolvido.
Para muitos líderes, “identificar problemas” significa “buscar culpados”, e com isso, sem perceber, acabam dedicando maior atenção e foco ao problema do que à sua solução.
Se, por exemplo, ao iniciar uma reunião para tratar de determinado problema, o líder pergunta: “Porque este problema aconteceu?”, na maioria das vezes receberá boas desculpas e algumas respostas defensivas, porém, se preferir iniciar esta mesma reunião com uma pergunta diferente, algo como: “Pessoal, o que nós podemos fazer para resolver este problema, e evitar que aconteça novamente?”, provavelmente conseguirá resultados muito melhores, porque com esta simples pergunta, o líder transmite às pessoas que está mais interessado na resolução do problema do que em sua causa (em buscar culpados), e que conta com a ajuda de todos para solucioná-lo.
Obviamente, em algum momento será preciso identificar a causa do problema, mas isso acontecerá de maneira natural, sem que seja necessário instituir um caça às bruxas”
Meirelane Rosa
Rede de Qualidade e Excelência em Gestão RJ
#Rededequalidadeeexcelenciaemgestarj
Gratidão Prof Getúlio pelo Aprendizado.
Continuamos persistentes na caminhada pela Excelência.
Compartilhando conhecimentos e experiências.