Pesquisa feita pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás ressalta o impacto do momento atual no setor de P&G no Espírito Santo
A pandemia do COVID-19 e a queda significativa nos preços do barril de petróleo, consequência do conflito geopolítico entre Rússia e Arábia Saudita, afetaram de forma significativa o setor de petróleo e gás em todo o mundo.
No Estado do Espírito Santo, mais especificamente, mensurou-se esse impacto com 199 empresas, por meio de levantamento online realizo no final de março de 2020.
A pesquisa aponta que quase 1 em casa 3 empresa já teve queda de contratos. Alem disso, cerca de 33% também preveem rompimentos futuros em seus negócios.
A consequência mais imediata disso está nas vendas: 88% das empresas da amostra já teve queda no faturamento, sendo que 61% dessas empresas teve impacto superior em 20% em suas receitas.
Com o objetivo de apoiar os empresários, o Fórum mensurou comentários e sugestões das empresas para melhorias no ambiente de negócios e está tratando do assunto junto a seus grupos de trabalho e comitê.
Veja o resumo da pesquisa:
SOBRE O FÓRUM
O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) foi criado em 2013 para articular e apoiar as ações das organizações que atuam no estado, visando aproveitar as oportunidades para gerar negócios, empregos, inovação e desenvolvimento com sustentabilidade dentro do setor de Petróleo e Gás, destacando as potencialidades e competências do Espírito Santo.
A governança do FCP&G é exercida por um Comitê Estratégico constituído pela Sedes – Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Petrobras, Shell, Equinor (ex-StatOil), Prysmian e Findes, que é responsável pela coordenação executiva, liderado pelo Eng. Durval Vieira de Freitas.
Colaborou: Elimar Fardin Lorenzon, Analista de Negócios do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás
Saiba mais em: https://fcpeg.org.br/levantamento-cenario-atual/