Corretor de imóveis, parabéns pela sua profissão, mas ela mudou, sabia?

Estamos às vésperas do Dia do Corretor de Imóveis, comemorado em 27 de agosto. Eu bem poderia parabenizar a categoria pela relevância que ela tem na economia, e não seria demagógico se eu fizesse isso, pois verdadeiramente, acredito que o corretor de imóveis é relevante e agiliza o progresso financeiro e econômico do país.

Tendo em vista que o mercado imobiliário é a maior engrenagem do jogo econômico no país, e o claro indicador que coloca os demais segmentos num céu de brigadeiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, enxerga neste setor um caminho mais rápido para injetar ativos e capitais. Isso não somente na construção civil, mas em todos os outros players que envolvem essa cadeia, tão rica e vasta. Por isso, vale parabenizar você que é profissional da área do mercado imobiliário, que é corretor de imóveis e que trabalha de forma ética.

Apenas um adendo: precisamos ter cuidado com relação ao que significa, nos dias de hoje, a profissão “corretor de imóveis”. Através do Curso TTI – Técnico de Transações Imobiliárias, você terá em mãos todo o conteúdo necessário para entender o composto técnico da profissão. Ali estarão contidos conhecimentos jurídicos, técnicos, e alguns dos procedimentos relacionados ao dia a dia da profissão e, claro, o código que rege a conduta ética do corretor.

Por um bom tempo esses conhecimentos davam conta de resolver tudo que seria necessário para que se exercesse, de forma completa, o trabalho, mas a realidade atual demonstra que isso não é mais assim. Novos elementos foram adicionados pelo cliente que o TTI não dá mais conta de resolver.

Podemos enumerar alguns deles: o uso massivo das Redes Sociais, a utilização de equipamentos de áudio e vídeo em larga escala, habilidades relacionadas a um novo jeito de se comunicar, utilização de aplicativos que dão suporte à produção de um conteúdo que atenda às demandas do cliente, do jeito dele e na hora dele.

Habilidades

Essas habilidades podem parecer incomuns, mas estão no dia a dia do profissional de marketing. Sim, eu disse “profissional de marketing”. O que estou afirmando é que, goste você ou não, se quiser se manter vivo no novo mercado, vai precisar ser um novo corretor de imóveis. Isso já pode estar impactando entre 40% e 50% da sua atuação no setor.

Afirmo isso olhando para o processo de vendas com o qual qualquer um de nós, profissional do setor, terá de passar. Avaliando esse processo de forma genérica, temos: marketing; prospecção; leads ou pré-atendimento; atendimento – esses já são mais de 85%, pelo WhatsApp, nos funis de venda das construtoras em que dou mentoria e que acompanho a área comercial; agendamento; visita; negociação; proposta, contrato e venda.

Dessas etapas, cinco envolvem conhecimentos que são 100% oriundos do marketing e são mediados, majoritariamente, por uma interface digital. Ou seja, 50% do seu trabalho já foi modificado.

Falar pessoalmente com seu cliente, não é mais regra, virou exceção, mesmo você já tendo conhecimento com ele, não há como fugir do fato de que os clientes estão nos meios digitais. Aqueles que não querem contatar um profissional da área imobiliária, por meios digitais, estão colocando alguém para fazer isso por eles.

É habitual e comum que as pessoas tirem as suas dúvidas no Google, nas Redes Sociais ou grupos específicos do Facebook e Telegram, não interessa. Seja qual for a Rede Social de audiência, ele vai procurar por isso lá. Claro, muitas pautas também são procuradas em portais de comunicação, como acontece aqui no “Imóvel pra Você” (IMVC), o portal regional com a maior relevância do assunto no Espírito Santo.

Tenho muito a parabenizar e a agradecer à essa maravilhosa profissão. Minha família e minha casa foram impactadas diretamente e, a partir do momento em que eu me tornei corretor de imóveis, fui impulsionado de tal forma, que não precisei mais atuar com vendas imobiliárias no varejo. Optei em fazer minha carreira no mundo corporativo, mais especificamente no mercado imobiliário da construção civil.

Escolhas

Quando fiz a escolha pela profissão, a construção civil não se encontrava numa fase boa e alguns profissionais saíram do ramo e escolheram outros mercados para atuar. Permaneci, pois percebi que poderia me destacar com mais facilidade nesse contexto.

Escolhi o marketing para poder potencializar minhas ações dentro do mercado imobiliário e, quando iniciei na profissão, muitos colegas de trabalho não interpretaram com bons olhos minha convergência com o marketing. No entanto, usei meus conhecimentos para me diferenciar dentro desse segmento. Hoje, ironicamente ou não, conhecimentos de marketing compõem mais de 50% da atuação do corretor de imóveis, ensinando a contatar mais e melhores clientes através do digital, Redes Sociais e suas ferramentas.

De uma maneira ou de outra, estamos aqui agora falando sobre o novo corretor de imóveis. Você pode até não gostar, mas é verdade, pois já está sendo impactado por essas mudanças.

Se não aceitou o fato de que precisará mudar a maneira como trabalha, não sei se estará tão feliz pelo Dia do Corretor, mas se abraçar essa nova realidade, de forma eficiente, não somente estará feliz, mas colhendo resultados que o novo corretor de imóveis, com certeza, já está colhendo.

Seja qual for a sua situação, parabéns antecipados pelo Dia do Corretor!

Amanhã iremos falar com o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Espírito Santo (Sindimóveis), Ary Bastos, corretor há 30 anos. Ele irá descrever os desafios, em sua visão e na do Sindicato, que a profissão enfrentará.

Vamos juntos construir os novos rumos da nossa profissão!

Thiago Abreu

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