O que o mercado imobiliário pode nos ensinar sobre visitas on-line de alta tecnologia?

Como fazer o cliente se sentir dentro do imóvel, presencialmente, com o momento de isolamento social? Se ele está do outro lado da tela, o mercado imobiliário já criou estratégias digitais que estão se popularizando no setor como o tour com drone e foto 360°. Porém, o que está dando certo, pode ser melhorado, afinal, estamos trocando experiências com o cliente comprador.

Ao aceitar fazer um tour virtual, com o atendimento de um corretor de imóveis, o consumidor está se relacionando com a marca e com o produto. Isso tem que ser feito com a construção de laços pessoais para troca de emoções, mimetismo de propósito e engajamento.

O cliente não quer apenas um tour virtual e fotos 360º com prestação de serviços. Ele quer um local onde possa tirar dúvidas, obter respostas reais e fazer perguntas. A técnica e o acesso ao mundo digital não diminuíram a responsabilidade de saber se relacionar com o cliente, pelo contrário, está exigindo ainda mais. Ou seja, a jornada de compra ganhou os holofotes da tecnologia e mudou completamente durante a pandemia de Covid-19.

Se antes era comum separar um dia da semana para gastar sola de sapato e visitar apartamentos, e isso podia durar meses, agora as incorporadoras e imobiliárias estão deixando a experiência virtual bem interessante para quem quer conhecer unidades à venda. Além dos recursos digitais, há estratégias para que o cliente se sinta, verdadeiramente, em casa.

A transformação digital escancarou novas possibilidades de marketing e vendas para estandes e apartamentos decorados então fechados para visitas devido ao Covid-19. A pandemia desligou o mundo offline e deu o empurrão que estava faltando no setor imobiliário para se tornar digital.

Melhor experiência

Se agora o cliente fica em casa e visita unidades, por parte das construtoras e imobiliárias, remove-se todos os obstáculos do digital para que a experiência da visita on-line seja útil para tomada de decisão, do início ao fim. O objetivo é que seja a melhor experiência possível, com aquela combinação de sentidos e sensações distintas.

O cliente 4.0 avalia a tecnologia e as Redes Sociais como mais uma forma de consumir informações de conteúdo, como em qualquer outro segmento do mercado.

Para se diferenciar, o mercado imobiliário cria novas estratégias de atendimento, como no caso da Cyrela, que criou a telecorretagem. Corretor e cliente se conectam on-line, em horário previamente agendado, para uma visita guiada pelo decorado.

O mundo on-line tornou-se a fonte principal de geração de dados e de informações do cliente. Porém, a pergunta de um milhão de dólares: o cliente já está preparado para tomar a decisão da compra do imóvel sem visitá-lo presencialmente?

A resposta que eu tenho é simples: essa transição será feita imediatamente agora. Ao revolucionar a forma de exibir seus empreendimentos, o mercado imobiliário e a tecnologia ainda não deram conta de abarcar a quarta dimensão da experiência na visita imobiliária, que é a experiência sinestésica.

Sinestesia

Mesmo que filmagens aéreas do terreno, feitas com drones, permitam que o cliente veja como será a incidência de sol nas áreas comuns e qual será a vista de cada apartamento, andar por andar, existem coisas que só poderão ser aferidas na visita presencial. Essas coisas que chamo de experiências sinestésicas com o imóvel.

Como você vai fazer com que o seu cliente sinta a ventilação cruzada de uma unidade residencial? Ou como aferir o nível de assentamento dos acabamentos cerâmicos? No 3D, todo apartamento é maravilhosamente bem acabado, mas é na experiência presencial que você define a diferença daquilo que é virtual e daquilo que é real.

É inegável que a tecnologia veio para ficar e que a utilização desses recursos tecnológicos vai passar a ser uma constante para construtoras e corretores de imóveis, mas ainda há um caminho a trilhar até que isso se torne uma prática comum e corriqueira. A boa notícia é que esse caminho só tende a se expandir e a melhorar. Bom para o cliente e para todo o mercado imobiliário.

Se você quiser se atualizar com as melhores práticas do mercado imobiliário e quiser entender como se posicionar frente ao novo panorama, não deixe de acompanhar nossos conteúdos aqui e no @ContadoAbreuOficial.

Estamos juntos e firmes para um futuro sólido e melhor.

Te aguardo no próximo conteúdo!

Thiago Abreu

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