A super transição da era dos negócios do corretor de imóveis nas Redes Sociais para a era do conteúdo já está acontecendo. Você ainda acha que usar as mídias sociais para maior visibilidade e atração de novos clientes é algo distante? Sinto muito, se pensa assim, você já ficou para trás.
Além de manter o relacionamento com as pessoas que já compraram com você, as Redes Sociais permitem um bom fluxo de marketing digital. Agora eu te pergunto: como fazer essa transição e como fugir dos clichês digitais?
Sempre reforço que o estilo de um corretor de imóveis reflete sua personalidade. A mudança do perfil do profissional de vendas para o mercado imobiliário, sem sombra de dúvida, é a pauta mais importante a ser considerada para quem deseja melhores resultados no marketing e nas vendas.
Não estar nas Redes Sociais e não produzir conteúdo para uma audiência ávida por conhecimento do setor é um pecado mortal para quem quer se manter atualizado e com performances cada vez melhores. Saiba aproveitar as oportunidades, pois o cenário que a pandemia trouxe não foi só de mudanças no que já era feito.
Para o que está sendo feito há também mudanças e por isso temos que ter competências profissionais, emocionais e tecnológicas, pois os tempos são de mudanças.
Siga o mapa das mudanças
É importante saber para onde o mapa das mudanças está indo, pois isso significa ter inteligência para o futuro. No entanto, ao que parece, muitos corretores que estão promovendo “mudanças” em suas rotinas estão indo na mesma direção: enchendo o feed das redes sociais de produtos, numa panfletagem digital.
Essa prática de lotar o feed com panfletagens digitais faz certo sentido ainda porque a escassez de bons materiais, elucidando as melhores características do produto, ainda é, entre aspas, uma certa novidade no mundo on-line. Pelo menos no mercado imobiliário. Só que o mundo gira…
A saturação de profissionais de vendas fazendo esse tipo de conteúdo voltado apenas para o produto, parece ser cada vez mais recorrente. No entanto, reforço que o profissional de vendas tem que estar à frente da nova realidade digital, desenvolvendo o aprendizado contínuo.
O que alguns profissionais de venda talvez ainda não tenham percebido é que, nas Redes Sociais, os vínculos mais valiosos para manter o engajamento é ser menos o que você vende e mais quem você é. É ter a capacidade de identificar informações, experiências e conhecimentos relevantes e estratégicos para o desenvolvimento de alguém e de seus projetos de vida.
As pessoas estão percebendo que os produtos não diferenciam um profissional ou outro. Por isso, se diferenciar vendendo produto é algo muito passageiro. É a ação pessoal que faz a diferença.
Busque elementos de valorização
Sua audiência irá perceber em você elementos que elas valorizam no atendimento ao cliente. Por isso, será crucial demonstrar porque um cliente deveria ser atendido por você, não somente pela oferta do produto e preço, mas pelo que a pessoa ganharia ao ser atendida por um profissional como você.
Quais atributos você tem que o cliente deveria valorizar? Quais são os clientes que já compraram com você e que testificam que ser atendido por você é muito melhor?
A criação de um conteúdo que cause nas pessoas um conhecimento de quem você é como pessoa e como profissional, será tão relevante quanto os produtos que você tem a comercializar.
É claro que não estou dizendo que você deva fazer um Instagram reality show, falando somente sobre quem você é e suas experiências cotidianas. Isso não fará você ter sucesso no mercado imobiliário.
Entregar produtos cada vez mais bem filmados, fotos cada vez melhores e uma narrativa cada vez mais interessante para o cliente vai ser o ponto determinante. Isso irá definir um número de clientes mais qualificado e engajado com o seu propósito.
Conteúdos relevantes para a audiência
Lembre-se que, nas Redes Sociais, assim como no Google, o business não é entregar tráfego pago e sim, entregar relevância. Por isso, cada vez mais, o feed distribuirá conteúdos que são relevantes para a audiência.
Ter isso em mente é tão determinante quanto fazer uma boa filmagem. Entender que você é um produto é tão relevante quanto fazer uma boa filmagem de um produto.
A maneira como você se veste, como fala, como gesticula e a maneira como você apresenta o imóvel são determinantes assim como qualquer outro insight que você utilize para chamar atenção da sua audiência.
Comporte-se como uma empresa e, com certeza, terá sua imagem muito mais consolidada e plena. Isso é mais importante do que simplesmente saturar o feed com vídeos de produtos.
Acompanhe essas e outras dicas para se manter sempre atualizado (a) no novo panorama do profissional 4.0 e também se atualize no @ContadoAbreuOficial.
Te encontro no próximo conteúdo do IMVC.
Até lá!
Thiago Abreu