É indiscutível a volta da tendência de lançamentos imobiliários, não somente na Grande Vitória, mas em todo Espírito Santo e também no Brasil. Estamos vivendo um cenário super produtivo e com boas expectativas. A grande questão que fica é: um corretor acostumado a vender mercado de terceiros, pode vender também imóveis na planta? A gente consegue ter o mesmo resultado trabalhando da mesma maneira?
Evidentemente, a primeira pergunta é fácil de ser respondida. Sim, qualquer corretor pode vender imóvel na planta. A única coisa que você precisa é ter alguém interessado em comprar um imóvel na planta, da mesma maneira, vale para o mercado de terceiros.
Temos, porém, claras diferenças entre um mercado e outro. Veja a seguir:
Quando a gente trata de imóvel de terceiros, costumo dizer que é necessário ter corretores mais completos. Chamo de corretores “mais completos”, aqueles que possuem conhecimentos necessários para exercer a profissão. Me refiro a conhecimentos técnicos, cartoriais e jurídicos para poder exercer a profissão em sua plenitude.
Conhecimento constante e dinâmico
Ressalto que não é somente ligar uma ponta à outra que faz um negócio imobiliário, no mercado de terceiros, acontecer. É necessário conhecer muito sobre o trâmite cartorial e os pré-requisitos que o imóvel precisa obedecer para que possa ser comercializado.
Também é muito mais delicado o trâmite do recebimento da comissão, visto que está, na maior parte das vezes, vinculado à liberação do imóvel e o justo consentimento entre as partes. Há também toda parte laboral que é extremamente diferente do mercado de planta.
Você precisa em ainda, em muitos casos, colar placas nos imóveis, captar o imóvel, negociar a captação com os proprietários e tentar buscar a tão desejada exclusividade – tarefa das mais difíceis do mercado tão competitivo como o nosso.
Assim mesmo terá dificuldades, pois a oferta de produtos no mercado de terceiros é infinitamente maior do que a oferta de produtos dentro do mercado de lançamentos.
Mesmo que o mercado de lançamentos volte com todo vigor, você ainda terá muito mais opções para comprar imóveis de terceiros, do que imóveis na planta.
Condição de pagamento
Contudo, a parte que deve ser considerada, é que a condição de pagamento, na maior parte das vezes, em imóveis prontos ou imóveis de terceiros, já é claramente definida e estruturada.
Sendo assim, aquele que tem interesse em comprar esse tipo de imóvel, precisa sim, ter uma condição de aquisição muito mais agressiva. Não somente isso, precisa ter também os pré-requisitos para financiar um imóvel melhor do que outro.
Por isso, se você é corretor novato, sugiro, sinceramente, que procure um estande de vendas, uma construtora ou uma loteadora para começar suas atividades. Não porque você deva começar pelo lado mais fácil. A questão é que, quando você ganha dinâmica de venda no mercado imobiliário, isso acaba te motivando a ter novos conhecimentos ou a se aprofundar, de maneira específica, especializando-se dentro do ramo que achar melhor.
Mercado de lançamentos
No mercado de lançamentos, temos um nível de complexidade um pouco menor.
O profissional de lançamentos deve ser especialista nos atributos do produto, na localização e saber todos os produtos disponíveis dentro desse segmento. Também é importante saber lidar com o fato de que você pode pegar, nas suas campanhas de marketing, pessoas interessadas em comprar imóveis prontos, o que vai te obrigar a ter conhecimentos citados anteriormente.
Na maior parte dos casos, corretores de lançamentos são especialistas em entender mais sobre o atendimento do que sobre qualquer outra coisa.
É claro que isso vale também para os corretores de imóveis prontos, mas o que quero dizer é que é uma atividade que simplifica mais o processo de compra. Nesse caso, o recebimento da comissão, na maior parte das vezes, é muito mais simplificada.
Seja você trabalhando como corretor autônomo, seja você trabalhando em imobiliária ou dentro de uma house, quando o seu foco é também o foco da venda de lançamentos, você pode ter uma coisa que é muito interessante, que é a mesma comissão ou comissões similares, especialmente no mercado de médio padrão.
Para o corretor de terceiros, a curva de velocidade e de resultados é muito maior, surpreendentemente maior. Por isso, fique atento, muitas são as oportunidades que têm se aberto para o mercado de lançamentos.
Saiba começar
Se você deseja sair do lugar onde está, caso não esteja com bons resultados em vendas, e desejar buscar resultados um pouco mais rápidos e eficientes, minha dica é que você comece pelo mercado de lançamentos.
Olhe com atenção a imobiliária em que pretende atuar, perceba se ela também tem o mesmo enfoque e, caso não, você poderá ser uma pessoa isolada dentro de um sistema que faz a venda que for mais conveniente acontecer.
Olhe também o histórico da empresa que você pretende atuar e também a liquidez do produto que você quer defender. Tudo isso vai ajudar bastante para resultados de curto prazo.
Atualmente, existe um volume muito abundante de informações que favorecem o profissional que deseja ter foco na sua atividade. Escolha o empreendimento que mais se adequa à sua aptidão e boas vendas!
Estica o braço que é tudo seu, põe na quarta do Abreu!
Acompanhe também nossos conteúdos diários no @ContadoAbreuOficial.
Thiago Abreu