Muitas são as reflexões que promovo no IMVC (Imóvel pra Você) a respeito do reposicionamento do profissional de vendas dentro do novo contexto do mercado imobiliário, especialmente após os desdobramentos do pós-Covid.
Muita gente me pergunta sobre quais seriam as habilidades que os profissionais de vendas deveriam ter dentro desse panorama. Hoje vou falar sobre algumas dessas habilidades, que talvez sejam mais simples do que você imagina, mas se não assumidas como “novos aprendizados”, podem ser um grave problema no reposicionamento do profissional de vendas dentro do digital.
Muita gente se preocupa sobre questões relacionadas à parte técnica e conhecimentos associados às habilidades de marketing. É inegável que uma mentalidade orientada ao marketing está deixando, pouco a pouco, de ser um diferencial e passando a ser quase que uma obrigação dos novos profissionais de venda.
Pessoas são empresas
A novidade é que existem outras coisas que você precisa ter consciência antes de assumir tamanha responsabilidade. Uma delas é que você, de fato, não é mais uma pessoa dentro digital, pois as pessoas hoje são empresas.
Se não se comportar como uma empresa dentro do seu feed, se você não entender que o seu cliente é ansioso, e não somente ansioso, intolerante, e quer as coisas no momento que ele solicitar, tenho uma notícia ruim para te dar: você já não está em conformidade com os novos padrões de exigência do cliente digital.
Também é fato que a sua imagem, agora, é tão importante quanto qualquer conteúdo que possa postar. No digital, as pessoas são estéticas e você vai precisar ter uma imagem que tenha calibragem com a qualidade que defende nos produtos.
Maneira de se comunicar
Não somente a sua imagem física, mas também a maneira como você se comunica no digital é determinante. Sim, estou falando de habilidades como oratória, storytelling e outros atributos de comunicação que farão com que o seu cliente perceba que é fácil entender aquilo que você está dizendo.
Entenda, é sempre o emissor da mensagem o responsável pelo entendimento e não o seu cliente. Saiba também que você, de alguma maneira, é uma fonte geradora de entretenimento. É, disse isso mesmo, “entretenimento”.
No social, as pessoas procuram por assuntos que são correlatos aos seus interesses. Mas não somente desejam consumir isso. Desejam consumir de maneira leve e até, em muitos casos, lúdica.
Conteúdo e entretenimento
Você está competindo com outras fontes de conteúdo e entretenimento. No momento em que o cliente passa pelo feed e não encontra uma informação que seja condizente com aquilo que, na opinião dele, seja útil, mas também agradável, você já vai ter problemas com a concorrência.
Por isso, tenha consciência de que é necessário ter uma maneira de equilibrar conteúdo e forma. Pouco adianta você ter muito conteúdo, se as pessoas não veem no seu conteúdo, uma maneira atraente de se aproximar.
Por isso, vai ser importante, cada vez mais, estar associado à essas práticas se quiser ter atenção do seu cliente.
Outras habilidades
Por fim, você obviamente deverá assumir outras habilidades como design, layout e harmonia. Se achar que isso é muito pesado para assumir sozinho, vai poder terceirizar algumas coisas, mas outras, não. Aproveite o fato de que, nas redes sociais, sua imagem é a sua marca.
Recomendo muito aos corretores que não criem duas contas, como perfil pessoal e perfil profissional. Oriento dessa forma não porque esteja errado ter duas contas, mas porque, na rede social, a associação entre o serviço que você presta e a sua imagem pessoal é quase que instantânea.
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Thiago Abreu