Para sair do aperto e fugir do endividamento e da inadimplência, é preciso de organização financeira. Ter controle do dinheiro é saber para onde ele vai: dívidas, contas básicas, supérfluos.
Existem pessoas que anotam tudo em uma agenda ou no bloco de notas do celular. Outras pessoas preferem usar aplicativos ou as planilhas. Assim, anotando a receita, as dívidas e os planejamentos para o futuro.
Leia também: Juros altos e dívidas gigantes: os riscos do descontrole financeiro
Por isso, o Folha Vitória, em parceria com a FAESA, organizou três planilhas interativas diferentes para organização financeira. Confira:
Orçamento familiar anual
Essa planilha é indicada para uma família grande, com filhos e diversas fontes de renda e gastos. É separada por renda e despesas. Existem mais 15 áreas para escrever os valores, como saúde, transporte, filhos e férias. Todos os valores anotados por mês são computados automaticamente.
Orçamento familiar mensal
Trata-se de uma planilha de orçamento mensal, não tão detalhada como a primeira, mas que possui as mesmas funções. Nesta, além das categorias, a família pode colocar o valor estimado para gastar em cada uma delas e, ao final do mês, conferir se o valor gasto foi realmente dentro da expectativa.
Orçamento pessoal
Diferente dos arquivos anteriores, focados no orçamento familiar, esta é voltada para quem quer organizar suas finanças sozinho. São 12 áreas com diversas categorias inclusas, entre entretenimento, moradia, impostos e empréstimos. O usuário também pode estimar os gastos e anotar mais de uma renda para contabilizar.