A revolução da IA no mercado de imóveis

Alex Pandini

Getty Images/iStock Photo.

 

A integração da Inteligência Artificial (IA) no mercado imobiliário está revolucionando a forma como os negócios são conduzidos, oferecendo soluções inovadoras e abrindo novas oportunidades para corretores e clientes. Em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em 2023, 19% das empresas do setor de imóveis já utilizaram alguma ferramenta de IA e 83% consideram seu impacto positivo.

 

O blog traz hoje a opinião de Priscilla Jacovani, co-fundadora e CEO da Imox.ai, que fala sobre as vantagens e a assertividade que a inteligência artificial pode trazer para os fluxos de trabalho no mercado imobiliário. Segundo ela, “a ineficiência na busca e listagem de propriedades e a dificuldade em personalizar a experiência de compra para os clientes são algumas das deficiências nesse mercado que são solucionadas pela IA. Utilizando algoritmos avançados, ela pode analisar vastas quantidades de dados para prever tendências de preços, recomendar propriedades que atendam às preferências específicas dos clientes e otimizar a gestão de inventário das imobiliárias”.

 

MARKETING

Para Priscilla, a inteligência artificial está transformando o modo de operação dos corretores de imóveis, principalmente “ao simplificar e agilizar a criação de conteúdo para marketing digital, possibilitando gerar conteúdo personalizado, melhorando a eficácia das campanhas de marketing e ampliando seu alcance com potenciais clientes. Essa vantagem é acessível a todos os corretores, independente do tamanho da imobiliária.

 

Priscilla Jacovani. Divulgação.

 

“As soluções baseadas em IA são projetadas para serem fáceis de usar e altamente escaláveis, proporcionando benefícios tanto para grandes empresas quanto para corretores individuais. Isso democratiza o acesso a ferramentas poderosas de marketing e vendas, anteriormente disponíveis apenas para grandes corporações com recursos substanciais”, continua a CEO da Imox.ai.

 

ÉTICA

As principais preocupações éticas relacionadas ao uso da IA, na opinião de Priscilla Jacovani, incluem “a privacidade dos dados, o viés algorítmico e a transparência nas operações. É essencial que os dados pessoais dos clientes sejam tratados com o máximo cuidado para evitar vazamentos e uso indevido. Além disso, os algoritmos precisam ser desenhados para evitar discriminações inadvertidas que possam afetar certos grupos de clientes. As empresas devem garantir que suas práticas sejam transparentes e que os clientes entendam como suas informações são utilizadas.

 

“Em suma, a inteligência artificial está desempenhando um papel crucial na transformação do mercado imobiliário, no entanto, é importante abordar as preocupações éticas relacionadas ao seu uso para garantir que suas aplicações sejam conduzidas de forma responsável”, finaliza.

 

Priscilla Jacovani é cofundadora e CEO da Imox.ai, a primeira plataforma de inteligência artificial para marketing imobiliário. Empreendedora em série, tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e Marketing digital. Também é fundadora da Follow55, um estúdio boutique especializado em tecnologia e marketing. Viveu em Londres, Inglaterra, e passou por corporações como Tivit e Serasa Experian. Em 2010, lançou a Startnow, uma startup de compras coletivas que posteriormente foi vendida.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.