A transformação digital no mercado imobiliário

Alex Pandini

Foto: divulgação Dryko.

Dos imóveis decorados físicos aos conteúdos virtuais. A pandemia da Covid-19 intensificou o processo de transformação digital do mercado imobiliário a ponto de otimizar a forma como as pessoas compram, vendem e gerenciam cada empreendimento.

 

No competitivo mercado imobiliário, os recursos digitais surgem como uma alternativa para agregar a experiência do cliente na busca por um imóvel. Mesmo sendo virtual, esse momento pode ser mais do que um simples serviço de compra e venda, mas sim uma consultoria completa, com inteligência de mercado e assessoria imobiliária do início ao fim.

 

O investimento em recursos digitais de alta qualidade é uma estratégia para envolver os interessados na decisão de compra. Através da personalização e da busca filtrada, os consumidores podem definir mais facilmente todos os detalhes pertinentes ao imóvel dos seus sonhos.

 

Entre as ferramentas utilizadas pelas imobiliárias destaca-se a realidade virtual. Uma das empresas que investem no setor é a Argo Construtora, que possui estrutura para o cliente visualizar imagens, vídeos e ainda realizar um tour digital em 3D para conhecer os empreendimentos que estão prontos para morar. Além disso, utiliza um novo modelo de negócio, combinando os segmentos de marketing com tecnologia, que são hoje peças chave para a sustentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazos.

 

André Rodrigues, sócio da Pixerama, uma empresa de tecnologia que atua como aceleradora de resultados, defende uma tecnologia que dialogue com o marketing desde a etapa inicial, quando o terreno ainda esteja sendo procurado pela construtora ou incorporadora. Além disso, orienta a existir “uma equipe formada em prol de um mesmo objetivo e, o principal… se todo mundo topar ganhar na venda? Ou seja, todos os players participantes do processo comercial, direto e indireto, até a estrutura de criação de contrato do administrativo trabalhando em prol de uma mesmo objetivo”, diz André.

 

A Mivita é outro exemplo de empresa que se consolidou no mercado imobiliário capixaba. Através de um trabalho estratégico envolvendo marketing, comunicação, relacionamento e um produto de ponta, a construtora e incorporadora hoje é uma das líderes de venda do setor.

 

Para André Rodrigues, estas duas empresas são exemplo de inovação no setor imobiliário, já que criaram uma rede de relacionamento com os parceiros, desenvolvendo uma classificação de corretores e imobiliárias de acordo com o engajamento com a incorporadora, além de treinamentos para todos os profissionais do ecossistema imobiliário.

 

As inovações estão transformando a indústria imobiliária tornando-a mais dinâmica e centrada no cliente e, à medida que a tecnologia continuará a avançar, novas oportunidades irão surgir com foco em aprimorar sempre a experiência de compra e venda, permitindo que assim, o processo de venda seja mais eficiente e positivo para o comprador do imóvel.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.