Anchieta se prepara para o “Efeito Bilbao”
Já ouviu falar do “Efeito Bilbao”? O termo é usado no mundo da arquitetura para definir a transformação de uma cidade impulsionada por uma obra de arte urbana marcante. Tudo começou com o Museu Guggenheim, assinado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, na cidade de Bilbao, na Espanha. Antes do museu, Bilbao era uma cidade industrial e apagada no mapa turístico. Depois se transformou em um destino desejado, símbolo de modernidade e inovação.
Quem chama a atenção para essa característica que une arte e valorização imobiliária é o corretor de imóveis Renato Avelar. “Esse fenômeno não só encheu a cidade de turistas, mas também impulsionou a economia, gerando um efeito cascata de desenvolvimento urbano, cultural e financeiro. Por aqui, temos uma ideia parecida, com a “acupuntura urbana” do visionário urbanista brasileiro Jaime Lerner”, lembra Renato. Lerner defendia pequenas intervenções pontuais como ferramentas capazes de remodelar e oxigenar os cenários das cidades.
Fato é que ambos os conceitos, embora pouco conhecidos, estão influenciando o futuro também aqui no Espírito Santo. Segundo Avelar, que está a frente do Clube da Precificação e é Owner Broker da RE/MAX, o litoral sul do Espírito Santo, em especial a cidade de Anchieta, vive uma verdadeira revolução urbana. “A orla da cidade está passando por uma revitalização completa, trazendo um padrão de infraestrutura e qualidade de vida que rivaliza com cidades de classe mundial”, destaca.
Ele também lembra que as incorporadoras estão investindo pesado em projetos sofisticados e de alto padrão. “Esses investimentos não só atraem novos olhares para a região, como também aumentam o valor dos imóveis e do próprio entorno, oferecendo oportunidades reais de valorização para quem investe no local”, diz. Avelar exemplifica com as obras no balneário de Ubu, onde de acordo com ele “está ocorrendo essa transformação, pela qual o poder público e a iniciativa privada irão ressignificar o balneário dentro deste contexto, quebrando o paradigma de muitos capixabas que ainda veem o seu litoral como uma faixa que vai de Manguinhos até Nova Guarapari. Mas, a verdade é que o litoral sul na região de Anchieta, com o efeito Bilbao, e acupuntura urbana, somada a iniciativa privada, serão um marco de desenvolvimento em nosso litoral”, analisa Renato Avelar.