A importância do artesanato na decoração de ambientes
Seja nas lojas de móveis, nas lojas de decoração, mas mostras e feiras de arquitetura e design, o artesanato é um elemento importante na estética atual.
No Brasil, esse conceito se aplica ainda mais. Especialista em arquitetura de luxo, a arquiteta e designer de interiores Alessandra Cohen é paraense e busca adicionar aos seus projetos artesanatos de todos os lugares do país. Seja da sua cidade natal, seja de outra região, o importante para ela é valorizar cada trabalho.
“As pessoas precisam valorizar o artesanato brasileiro. Quando entendemos o que é exclusivo, o que é único, o que traz experiências, percebemos que o artesanato está incluso neste universo”, diz ela.
Alessandra reforça que nenhuma peça é como a outra. “Por mais que uma pessoa deseje ter uma peça como a de outra, não tem jeito. Cada peça é única”, afirma.
A arquiteta acredita que fora do país, o artesanato brasileiro é muito valorizado. “Quem vem de fora fica encantadíssimo com o nosso artesanato. Tem gente que não acha que pode usar o artesanato como decoração de alto luxo. Essa é uma forma de mostrar que pode sim usar coisas feitas à mão, valorizar o artesão brasileiro e deixar o espaço muito agradável e aconchegante”, finaliza ela.
Essência
Vasos, casacas, tapetes feitos à mão. A especialista em marketing Lorena Nunes decora sua casa com artesanato. Para ela, essa é uma forma de trazer um pouco da essência do local em que ela visita.
“O artesanato é uma forma de expressar a cultura e preservar a história do povo daquela região. Por isso, pra mim, ter um pano bordado, um vaso feito com barro, entre outras peças artesanais é poder compartilhar um pouco disso tudo com todos os observadores”, conclui ela.