Aumento dos juros preocupa setor da construção civil

O aumento de tributos deve reduzir a quantidade de obras do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O aumento dos juros preocupa o setor da construção civil para a aquisição de novos imóveis. Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a elevação de juros desorganiza a cadeia de produção de imóveis.

A entidade projeta uma queda de 30% na quantidade de novas unidades financiadas para o primeiro bimestre de 2023. “Nossa preocupação é que essa projeção de 30% de queda seja conservadora. Há possibilidade de que tenha sido maior no fechamento do trimestre”, diz o presidente da entidade.

Elevação de tributos

A elevação de tributos e o impacto no programa Minha Casa, Minha Vida foi pauta da Agência Infra. Nela, Martins destacou que o programa habitacional deve ter uma alíquota cinco pontos percentuais acima do anterior.

“O governo vai pagar 5,75% a mais de imposto. Depois, o governo divide o tributo com estados e municípios e o que for para o governo federal vai para a saúde e educação, que têm dinheiro combinado. A habitação não tem verba carimbada e vai distribuir o dinheiro para outras áreas”, explicou Martins durante café da manhã com parlamentares realizado na última quarta-feira (10).

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.