Barbiecore: o que é a tendência e como aplicar à decoração?
Já pensou em ter a sua casa linda, com móveis coloridos, como uma casa de boneca? Após o lançamento do filme da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, a tendência Barbiecore começou a ter ainda mais evidência
Segundo a designer de interiores Fabiana Tonini, a tendência resgata a estética clássica da boneca mais famosa do mundo, mas também traz consigo uma pitada de contemporaneidade e criatividade.
“É uma tendência visual e cheia de personalidade, que traz à tona para o Designer de Interiores e Arquitetura um ambiente acolhedor, com muito estilo e alegria para o dia a dia”, afirma ela.
Características
Glamour. Isso não pode faltar no Barbicore. Mas para Fabiana Tonini essa não é a única característica da tendência. Segundo ela, não somente o rosa está presente no décor, mas também pode=se explorar elementos como estampas divertidas, o uso do neon, que traz um toque luminoso e vibrante aos ambientes, entre outras coisas.
“Os detalhes românticos e delicados como babados, laços em almofadas e cortinas, móveis e acessórios com design retrô, trazendo linhas curvas para o mobiliário, tecidos texturizados também é uma característica”, destaca ela.
Mobiliário diferenciado
O toque de brilho nos lustres de cristal, adornos e peças metalizadas no prateado e dourado estão presentes nos acessórios utilizados em combinação com os móveis, de acordo com a designer de interiores.
Mas as peças elegantes e pontuais também podem ser aplicadas no décor. “Uma roupa de cama no tom blush, uma manta em veludo na cama ou no sofá que traz feminilidade e o glamour da Barbie sem ficar algo infantil. Acredito que somente pontuando algum tom de rosa em almofadas, poltrona, quadro ou adorno sem cansar e teremos facilidade de troca se enjoar, tapetes no tom sobre tom de rosas também é uma opção”, indica ela.
Mais que ambientes
Fabiana acrescenta que a tendência Barbiecore não precisa ser restrita a um único ambiente, ele pode ser adaptado em espaços como quartos, sala de estar, escritório e até mesmo em espaços comerciais. É preciso ter ciência de como usar, pois pode ficar muito como a casa dos sonhos, mas também pode ficar exagerada e cansativa, vai depender de como irá aderir a tendência.
A jornalista Luiza Medina sempre gostou da cor rosa, desde criança. E sempre foi fá da boneca Barbie. E ela ainda possui algumas delas em sua coleção até hoje e alguns itens de decoração em seu quarto.
“Falo que se tiver filhas, vão ser minha herança para elas. Tenho a casinha e escolinha até hoje. A casinha foi herdada das minhas primas e eu adorava brincar. A imaginação fluía e era construção de casa, onde ia ficar o quarto das filhas, espelho e várias outras coisas”, conta.
Mas o gosto pela boneca vai além. Luiza tem colcha da cama, fronha e lençol em tons rosados, e até a cafeteira é rosa, além dos copos e taças em tons rosados. Ela demonstra mesmo ser adepta à tendência.
“Acredito que a tendência tem tudo a ver comigo. É como uma inspiração. A cor rosa me traz alegria, inspiração e felicidade. Estou ansiosa para ver o filme”, brinca a jornalista.