Boiserie: requinte e beleza para decorar um ambiente
Boiserie tem sido uma técnica muito utilizada para decoração entre os brasileiros. Surgida na França, por volta do século XVIII, demonstrava a preferência da realeza em utilizar elementos cheios de pompa e elegância.
A palavra “boiserie” vem do francês “bois”, que significa madeira. Era um símbolo de status e riqueza, uma vez que apenas a nobreza e a alta burguesia tinham condições de investir nesse tipo de decoração.
Segundo a arquiteta e designer de interiores, Alessandra Cohen, as boiseries podem ser utilizadas sempre que desejar que o ambiente fique elegante. “Associada a toda obra de carpintaria artesanal, virou um item que não podia faltar no estilo clássico ou romântico. Por isso, podem ser utilizadas em qualquer ambiente”, diz ela.
Vantagens do boiserie
A especialista afirma que além da estética, pois dão um destaque à decoração, o ambiente fica versátil. “Vale citar que elas são versáteis e que conseguem se adaptar com facilidade a todos os estilos”, afirma.
Alessandra reforça que a técnica também contribui com acústica do ambiente, ajuda a esconder pequenas imperfeições e ainda ajuda no isolamento térmico do cômodo.
Outros elementos
Antigamente as boiserie eram utilizados apenas em decoração com estilo clássico ou romântico. Alessandra afirma que, hoje elas combinam com qualquer estilo.
“Hoje é possível usarmos as boiseires na sala, nos quartos, nos lavabos e até em corredores se eles forem largos, emoldurando quadros, espelhos. Também podemos usá-los dentro das molduras arandelas, em objetos de decoração que queira dar destaque”, ensina ela.
Para decorar o quarto, a bibliotecária Talita Medeiros utilizou a técnica para dar ao cômodo tom clássico e muito aconchegante. “Pedi à designer de interiores que deixasse minha casa mais bonita. Dessa forma, ela indicou apostar em móveis mais modernos, luminárias inovadoras e estampas. Ficou simplesmente lindo o resultado”, conta.