BTG Pactual adquire hotéis da AccorInvest por R$ 1,7 bilhão

Alex Pandini

Foto: agência NoAr (Accor) divulgação.

 

O escritório Machado Meyer Advogados foi um dos responsáveis pela assessoria jurídica ao BTG Pactual na aquisição de um portfólio de hotéis da AccorInvest, na maior transação do setor hoteleiro no Brasil em 2024. Avaliada em até R$ 1,7 bilhão após a conclusão, a operação abrange a compra de renomados hotéis, incluindo o Fairmont Copacabana e o Sofitel Ipanema.

 

Com essa aquisição, o BTG Pactual amplia significativamente seu portfólio, que passará a contar com 56 hotéis e quase 5.000 quartos, dos quais 2.600 continuarão sob gestão da Accor. Os imóveis serão alocados em três fundos imobiliários geridos pelo BTG, dois deles já listados na B3, e um terceiro em fase de criação, voltado a investidores institucionais.

 

“Essa operação reforça a nossa expertise em fusões e aquisições complexas, especialmente no setor imobiliário e hoteleiro e com componentes multijurisdicionais devido às particularidades das partes envolvidas na operação”, destaca o sócio do escritório de advocacia, Luis Mascaro. O trabalho envolveu a auditoria jurídica dos ativos, a negociação do contrato de compra e venda de ações, além da submissão da transação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para aprovação.

 

Em transações imobiliárias no ramo de hotelaria, o desembaraço jurídico é tão importante quanto o acordo sobre os valores envolvidos no negócio, devido a uma série de questões que envolvem os bens patrimoniais. De acordo com o modelo de negócio de cada hotel, as unidades (apartamentos/quartos) são desmembradas em frações pertencentes a investidores e parceiros, assim como outros serviços prestados, como lavanderia e restaurante, o que torna uma operação dessa monta um verdadeiro quebra-cabeça jurídico.

 

Já o escritório Trench Rossi Watanabe assessorou a AccorInvest em aspectos como preparação do data room, vendor’s due diligence, estruturação e carve-out de ativos localizados em países da América Latina, como Colômbia, Peru e Argentina.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.