Câmeras inteligentes ajudam a prevenir acidentes na Construção Civil
O setor de construção civil é um dos segmentos de maior crescimento no país, mas, mesmo desempenhando um papel vital na economia, ainda enfrenta desafios em relação aos acidentes de trabalho. Para ajudar a reverter esse cenário, tecnologias têm surgido contribuindo significativamente para a prevenção de acidentes. No âmbito da segurança relacionada a veículos e cargas, a videotelemetria – coleta remota e o monitoramento de dados por vídeo em tempo real – tem se tornado uma ferramenta essencial.
Segundo Victor Cavalcanti, co-fundador e CEO da Infleet, empresa que desenvolve uma série de soluções tecnológicas para gestão de frotas, câmeras são instaladas em caminhões, tratores, guindastes, empilhadeiras, escavadeiras, entre outros, capturando imagens que mostram o comportamento do motorista e as intercorrências da estrada.
Com a videotelemetria, é possível verificar situações como: o uso do celular; fadiga; distração ao volante; fumar ao dirigir; frenagens bruscas; riscos de colisão; excesso de velocidade e etc. “Quando a tecnologia identifica um desses comportamentos, uma mensagem é emitida pela câmera, funcionando como um assistente de modo de condução do motorista”, destaca.
A videotelemetria também possibilita um acompanhamento preciso da localização e desempenho dos veículos em uma construção. Isso engloba a geração de um mapa digital do local da obra, identificando onde estão, a fim de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, além dos gestores, poderem garantir o uso eficiente dos ativos, evitando ociosidade ou subutilização.
Victor destaca, ainda, que a tecnologia da Infleet é capaz de realizar um controle estrito de velocidade em regiões específicas, com o disparo de alerta sonoros em tempo real para os motoristas. Ele ressalta uma experiência com um cliente que enfrentava o desafio de garantir que seus veículos mantivessem velocidades seguras em determinadas áreas, sem comprometer a eficiência operacional. “Hoje, por meio de um aplicativo embarcado na câmera, o monitoramento da velocidade se torna até 10 vezes mais rápido e fácil do que as soluções convencionais, permitindo que os clientes criem uma quantidade ilimitada de ‘cercas’ virtuais e definam a velocidade máxima em cada uma delas”, explica.
Segundo o especialista da Infleet, as soluções disponíveis até então exigiam equipamentos caros e complexos, com processos de configuração demorados, consumindo até 2 horas por dispositivo. Isso não apenas representava um custo significativo, mas também uma barreira à agilidade operacional. Isso mudou.
“Além da redução dos riscos de acidentes de trabalho, empresas que adotam a videotelemetria experimentam melhorias notáveis em prazos, redução de custos e aumento da eficiência operacional”, conclui Victor Cavalcanti.