Casa própria segue como sonho de consumo da maioria no Brasil

Alex Pandini

Divulgação.

O sonho da casa própria é a aposta de mais da metade dos entrevistados da Pesquisa RADAR FEBRABAN. Em caso de melhora na economia, a intenção de aplicar sobras do orçamento para comprar a casa aumentou três pontos percentuais em relação a pesquisa de abril e alcançou o maior patamar desde junho de 2023.

 

Nesta edição da pesquisa, os investimentos em imóveis foram destaque entre os entrevistados que gostariam de aplicar as sobras financeiras, seja para quem respondeu que deseja comprar a casa própria (34%) ou para os que apontaram o uso de recursos sobressalentes para reformar o imóvel (19%). A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de junho e 4 de julho pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) para a FEBRABAN.

 

Atrás dos investimentos imobiliários, aplicar em investimentos bancários também foi bastante citado na pesquisa. A opção para investir em poupança ficou com 21% dos entrevistados, menor que a escolha por aplicar o excedente do orçamento em outros investimentos bancários (26%). Em seguida aparecem empatadas as opções de fazer cursos e melhorar a educação sua e da família, e viajar com 12%, também com o mesmo percentual fazer ou melhorar um plano de saúde e comprar um carro, ambas com 8%.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.