Clube de Precificação de corretores chega a Cachoeiro
O Clube de Precificação está chegando em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro será no dia 22 de maio. Na Grande Vitória, as reunião acontecem sempre em uma das empresas ou em auditórios alugados para que as pessoas se reúnam e possam trocar ideias. Recentemente, foi feito um evento na Adimóvel, em Jardim da Penha, onde foram tratados assuntos práticos como os métodos evolutivo, involutivo e método de geração de renda. Todos eles da ABNT.
Além disso, o Clube de Precificação tem planilhas que reúnem dados de imóveis efetivamente vendidos, o que facilita muito o trabalho de formação do preço dos imóveis, trazendo muita facilidade para quem faz parte da equipe. Aproveitando a ocasião, o blog traz um artigo assinado pelo criador do grupo, que reúne 70 profissionais do setor imobiliário, Renato Avelar.
Por Renato Avelar, broker owner da RE/MAX Haüsser
O mercado imobiliário brasileiro vem atravessando um processo de transformação, um processo muito sutil, muitas vezes que passa desapercebido. Mesmo em um mundo digital, onde aplicativos e outros recursos surgem para facilitar a vida das pessoas, nunca foi tão importante e tão levada a sério a profissão do corretor de imóveis no Brasil.
Profissionais passaram a se profissionalizar, estudando, desenvolvendo habilidades, a fim de serem realmente especialistas naquilo que operam, que é compra, venda e locações de imóveis, tal como avaliações. O corretor de imóveis profissional entendeu que é necessário agregar valor a jornada do cliente , e que o cliente é o centro de todo o processo. Na base do processo de qualquer operação imobiliária, seja ela compra ou venda, está a percepção de valor, e isso é uma coisa muito complexa.
Na psicologia de vendas isto se manifesta da seguinte forma: Quando você vai vender alguma coisa, a sua preocupação é a mesma de quem está comprando: Será que estou pagando preço justo? Será que estou vendendo pelo preço justo? Quem poderá trazer uma clareza a essa dúvida? Ora, somente um laudo de um especialista.
No mercado imobiliário, não pode ser diferente. Dessa forma, os corretores passaram a entender que somente através de um laudo de avaliação feito por um especialista, o imóvel pode ser devidamente precificado. Isso é o verdadeiro tendão de Aquiles no mercado. Digo isso ao observar que, no Brasil, o prazo médio dos imóveis anunciados é de 423 dias, e que, invariavelmente, por aqui os imóveis são colocados à venda por valores distorcidos, valores arbitrados, valores sentimentais, valores comparados com o apartamento do vizinho que anunciou por um preço e não vendeu.
Diante disso, os corretores profissionais, muitos deles que fizeram curso de perito avaliador (o que na minha opinião deveria ser obrigatório para o corretor de imóveis), passaram a entender que a partir do momento que eles trazem um laudo de avaliação para o imóvel a operação flui com toda assertividade. Isso não quer dizer que o imóvel vai ser vendido barato, muito pelo contrário, vai ser vendido pelo valor justo, e a partir do momento que você tem um laudo no qual o comprador pode atestar que o valor do imóvel é aquele, ter segurança e o vendedor idem, a operação flui.
Empresas que trabalham dentro desse modelo, corretores que trabalham dentro desse modelo, têm realizado as operações imobiliárias em prazos de 75 a 90 dias. Existe uma máxima no mercado imobiliário que diz o seguinte: não existe imóvel ruim, o que existe é imóvel fora de preço. Você pode ter um apartamento de frente para o mar, na praia do Canto ou na praia de Camburi, por exemplo, e que não é um bom negócio. E você pode ter um apartamento que seja um terceiro andar de fundos, escada, sol da tarde, que é um bom negócio. Para todo imóvel tem um comprador, de acordo com o que ele pode pagar e com o que ele quer. Aqui em Vitória existe um mercado imobiliário muito mais maduro do que na maioria das praças do Brasil, onde as parcerias e o laudo de precificação já são um hábito, um ambiente realmente bem acima do restante do mercado nacional.
É neste cenário que o Clube de Precificação foi criado. Um clube que reúne, hoje, 70 corretores, todos altamente qualificados, onde uma vez por mês são feitas reuniões presenciais a fim de debater temas relativos à avaliações imobiliárias e outros temas de boas práticas do mercado imobiliário. E esse trabalho vem trazendo grandes frutos, uma vez que elimina os três principais problemas do mercado imobiliário, que são eles: precificação mal feita ou inexistente, multiplicidade de anúncios em plataforma e a falta de ambiente de cooperação entre os corretores.
Na contra mão deste problemas, os corretores que se profissionalizaram trabalham hoje de uma forma muito mais organizada, eliminando estes problemas. Um ponto crucial nessa transformação está no quesito parcerias. Outro mudança fundamental é o contrato de gestão exclusiva, onde os corretores passarão a entender que apenas um corretor, tendo a gestão do imóvel, é que vai responder pela venda. Estando abertos a parcerias com todo o mercado, todos ganham, pois o imóvel vem a mercado precificado, aberto a parcerias e com a total visibilidade, pois o corretor que tem um contrato de gestão pode expor o imóvel e restritamente sem o menor receio de tomar um bypass ou algo do gênero.
Neste formato, tal qual praticado nos mercados mais maduros do mundo , como Estados Unidos , Ásia e Europa, o fluxo de trabalho no mercado imobiliário eliminará os problemas de um mercado desorganizado e amador. A profissão, por não ter barreiras de entrada, muitas vezes gera a ilusão do dinheiro fácil. Muito pelo contrário. É uma profissão que de fato remunera muito bem, mas exige que o corretor seja um especialista, pois nesse ramo não existe prêmio para o segundo lugar.
Somente aquele que se dedica ao máximo, que agrega valor à jornada do cliente, que conhece as técnicas de avaliação, entende de documentação, entende de arquitetura, de plano diretor , que entende de psicologia, entende de cartório, que tem um conhecimento amplo, pode de fato agregar valor à jornada do cliente. Se você é corretor de imóveis em cachoeiro de itapemirim, não perca a oportunidade de participar desse encontro no próximo dia 22. Segue abaixo o link para a inscrição.
Renato Avelar, tem 55 anos de idade, é natural de Belo Horizonte. É Broker owner da RE/MAX Häuser, bacharel em comunicação social pela UFES e graduado pelo Dale Carnegie Institute, e também preside a Federação Capixaba de Iatismo.