Como adquirir o melhor lençol e deixar o quarto mais bonito?

Aline Pagotto

Foto: Freepik

Ao comprar lençóis, é comum se deparar com a informação da quantidade de fios por polegada quadrada (ou fios por cm²) do tecido. Essa informação pode ser confusa para muitas pessoas, mas é importante entender o que ela significa para fazer uma escolha consciente na hora da compra.

Segundo a empresária e proprietária da Casa Arrumada, Claudia Torres, a quantidade de fios determina a maciez do lençol. “Quando mais fios, mais macio e, por conseguinte, mais nobre é a roupa de cama”, diz ela.

Muitas pessoas buscam um lençol que se adapte ao melhor colchão. Por conta disso, a cama fica ainda mais bonita, deixando o ambiente bem mais aconchegante. Porém, Claudia destaca que qualquer modelo pode se adaptar a qualquer cama.

“Não acho que exista lençol ideal para um tipo de cama. Sei que muitos clientes preferem o lençol de elástico por praticidade, mas é de livre escolha”, afirma a empresária.

Lençol com mais fios são mais macios. foto: Freepik

Claudia ainda dá algumas dicas. “Para maior durabilidade da roupa de cama é preciso ter sempre um ciclo de um lençol em uso, um guardado descansando e um lavando. Ou seja, precisamos ter pelo menos três lençóis para cada cama da casa”, indica.

Tecido

A empresária destaca que o material do lençol influencia muito. “O melhor lençol é sempre aquele com fios naturais, o mais comum no mercado é o 100% algodão.  Existem outros também como o lençol de linho ou de seda pura, mas são muito difíceis de encontrar.

A quantidade de fios por polegada quadrada (ou fios por cm²) é uma medida de densidade do tecido. “É um termo técnico para identificar quantos fios determinado lençol tem. Indica quantos fios foram tecidos juntos em uma polegada quadrada (ou cm²) do tecido. Quanto maior a quantidade de fios, mais densa e macia será a trama do tecido”, explica Claudia.

Aconchego

Nada como chegar em casa e deitar na cama com um lençol gostoso e cheiroso, certo? Para a vendedora Denise Bento, isso é um primor. Ela sempre procura escolher lençóis mais suaves e que a deixem com sensação de casa nova.

“Geralmente, os lençóis com maior quantidade de fios são mais macios e confortáveis ao toque.  Adoro lençol novinho e sempre busco os de elástico porque a minha cama é bem grande e eles são mais fáceis de se adaptarem. Não ficam saindo e não deixam o quarto com a impressão de desarrumado”, conta ela.

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.