Como evitar golpes no mercado imobiliário
O mercado imobiliário, com suas inúmeras oportunidades, atrai uma diversidade de interessados. Porém, investidores e compradores de primeira viagem podem se deparar com situações em que pessoas mau intencionadas queiram tirar vantagens por meio de golpes e fraudes. Essas práticas incluem desde a falsificação de documentos até a venda de imóveis inexistentes ou indisponíveis para venda.
A advogada Débora de Castro da Rocha alerta que fraudes imobiliárias podem ser praticadas em qualquer etapa do processo de compra e venda. Indivíduos anunciam imóveis por preços extremamente atrativos, fazem propostas por sinal ou pelo pagamento antecipado e somem logo a seguir.
E esse tipo de golpe não é o único. Casas e apartamentos também são alugados ou vendidos sob disputa ou em processos judiciais, compradores de boa-fé acabam recebendo prejuízos econômicos e emocionais, e a melhor forma de se prevenir contra esses golpes é estar bem informado e contar com o auxílio de um advogado especializado. O profissional tem o conhecimento técnico necessário para identificar irregularidades e para garantir que todos os passos da negociação sigam a legislação.
“O advogado imobiliário oferece ao comprador e ao vendedor uma gama de serviços, entre eles verificar a legitimidade dos documentos do imóvel e do vendedor, analisar contratos para verificar cláusulas abusivas ou desfavoráveis, verificar se o imóvel tem pendências judiciais ou administrativas que impeçam a transação, e orientar o comprador sobre os procedimentos legais para aquisição de imóveis, como registro, pagamento de impostos e transferência de propriedade”, explica Débora.
Nesta perspectiva, o investimento em imóveis é importante e deve ser feito com calma, sem pressão para fechar negócio ou se deslumbrar com ofertas muito boas. Consultar um advogado imobiliário não apenas protege o investimento, mas também dá a tranquilidade de que a transação está sendo feita de forma segura e legal.