Como ser um corretor competitivo no mercado imobiliário
]Num cenário altamente competitivo como é o do mercado imobiliário brasileiro, onde atuam cerca de 600 mil corretores de imóveis, adotar estratégias digitais inovadoras é primordial para se destacar, impulsionar os negócios e proporcionar experiências imersivas aos potenciais clientes.
Nesta postagem, vamos conhecer o “caminho das pedras” traçado por Priscila Jacovani. Ela é cofundadora e CEO da IMOX.ai, a primeira plataforma de inteligência artificial para marketing imobiliário, entre outras experiências bem sucedidas (bio ao final).
Para Priscila, cada vez mais a tendência é que as abordagens sejam multifacetadas, e isso inclui um mix de frentes nas quais é necessário estar presente, e atuar corretamente para obter melhores resultados na comunicação. Isso inclui:
Presença nas redes sociais
Utilização de plataformas como Instagram, LinkedIn e TikTok para construir uma marca pessoal forte, compartilhando imóveis disponíveis e interagindo com potenciais clientes.
Anúncios pagos online
Uso de Google Ads, Meta Ads e outras plataformas de publicidade digital para segmentar audiências específicas com anúncios de imóveis e serviços.
Marketing de conteúdo
Criação de blogs, vídeos e infográficos para fornecer informações valiosas, como guias para compradores de primeira viagem, tendências do mercado imobiliário e dicas de decoração e reforma.
SEO (Search Engine Optimization)
Otimização de sites para garantir que apareçam nas primeiras posições dos motores de busca, facilitando que potenciais clientes encontrem seus imóveis.
E-mail Marketing
Envio regular de newsletters para manter os clientes informados sobre novas listagens, notícias do mercado e dicas úteis.
Tour Virtual e vídeo marketing
Oferecendo tours virtuais de imóveis e criando vídeos envolventes para mostrar as propriedades e a área local, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes.
PROMESSA DE RESULTADOS
Priscila Jacovani afirma que, quando bem implementadas, as estratégias podem aumentar significativamente a visibilidade, atração de leads e, por fim, as vendas do corretor de imóveis. “Percebo que neste mercado a Inteligência Artificial também tem gerado otimização dos processos, maior assertividade na tomada de decisões e aumento das oportunidades de negócios”, diz.
Através da I.A. é possível “criar uma série de ações que incluem: criação de conteúdos dinâmicos e atrativos para as redes sociais, gerando posts inteligentes e exclusivos; personalização e re-decoração de ambientes para apresentação de imóveis e outras ações que o corretor poderá adotar para oferecer experiências imersivas aos potenciais clientes, o que não apenas agiliza processos, mas permite que visualizem imóveis de forma detalhada antes mesmo de uma visita presencial”.
“Sendo o Brasil o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo – segundo levantamento da Comscore – estamos em um cenário onde elas são ferramentas poderosas para construir relacionamentos, gerar leads e promover imóveis. Atualmente, os corretores de maiores sucesso no Brasil, consideram o Instagram como maior canal de vendas e, com isso, constroem uma presença digital forte, através de fotos e vídeos com boa qualidade, roteiros bem adaptados e tours e lives, estabelecendo confiança com os clientes”, prossegue a especialista.
A expectativa, segundo ela, para este ano no mercado imobiliário “inclui uma maior adoção de tecnologias emergentes e uma mudança no comportamento dos consumidores, que estão se tornando cada vez mais digitais. Vejo um mercado cada vez mais dinâmico, com corretores utilizando tecnologia para oferecer experiências de compra e venda mais eficientes e personalizadas”, finaliza.
QUEM É PRISCILA JACOVANI
Cofundadora e CEO da IMOX.ai, a primeira plataforma de inteligência artificial para marketing imobiliário, entre outras experiências bem sucedidas (bio ao final). Empreendedora em série, tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e Marketing digital. Também é fundadora da Follow55, um estúdio boutique especializado em tecnologia e marketing. Viveu em Londres, Inglaterra, e passou por corporações como Tivit e Serasa Experian. Em 2010, lançou a Startnow, uma startup de compras coletivas que posteriormente foi vendida.