Companhia de loteamentos investe forte na Grande Vitória e no interior

Alex Pandini

Loteamento CBL em Linhares. Foto divulgação.

A implantação de um novo loteamento exige várias responsabilidades, desde a concepção técnica da obra de engenharia em si, bem como a preocupação com infraestrutura e logística, rede de serviços e, principalmente, a questão ambiental. Um loteamento realizado com a observação dessas variáveis nas cidades resulta em impactos positivos na estrutura urbana, trazendo benefícios significativos para as comunidades locais.

 

No Espírito Santo, a Companhia Brasileira de Loteamentos (CBL), acabou se destacando na Grande Vitória e no interior, e hoje é a maior loteadora em atuação no estado, e possui lotes em Aracruz, Ibiraçu, Linhares, Nova Venécia, Colatina, Serra, Vila Velha, Viana, Praia Grande e Cachoeiro. Nesses 10 municípios, ao longo de 15 anos, desenvolveu um total de 23 empreendimentos, com o lançamento de 10 mil lotes, impactando diretamente 39 mil pessoas, e com expressivos 6,7 milhões de metros quadrados construídos.

 

“A implantação de empreendimentos imobiliários é de suma importância para as cidades, além de preencher os vazios urbanos, proporciona uma sensação de crescimento ordenado e segurança na região, e valorização local”, destaca Tiago Rossoni, Coordenador de Legalizações, Projetos e Meio Ambiente da empresa.

 

ARACRUZ

Um exemplo desse impacto pode ser observado em Aracruz, onde a empresa realizou a construção de um sistema reservatório de água tratada, com um volume de 700 mil litros, beneficiando cerca de 8,3 mil pessoas.

 

Além disso, a cidade foi contemplada com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com vazão de 45 litros por segundo, melhorando as condições de vida para aproximadamente 18 mil pessoas. Também foi realizada a pavimentação asfáltica de várias ruas do Bairro Jardins, e implantada uma praça na comunidade de Santa Cruz, representando um investimento total de mais de R$ 9 milhões na cidade.

 

LINHARES

Já em Linhares, um importante polo industrial do Estado, destaca-se a construção de um sistema reservatório de água tratada com um volume de 700 mil (sendo 400. mil litros apoiado e 300 mil litros elevado), beneficiando cerca de 8,3 mil pessoas, com previsão de expansão para mais 400 mil litros em 2024.

Além disso, foram construídos 6,8 km de rede de esgoto e duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE’s), podendo beneficiar 48 mil pessoas. A empresa também realizou a recuperação de 42 mil m² de áreas degradadas, com o plantio de aproximadamente 3 mil mudas nativas nas margens das lagoas.

 

VIANA

Em Viana, a CBL executou a drenagem de seu empreendimento, bem como a de seu entorno, objetivando minimizar os alagamentos da região. A duplicação da Avenida Hozack Ferreira Brandt também foi realizada para melhorar a mobilidade local.

 

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.