Conheça as vantagens e desvantagens de usar drywall em sua casa
Estrutura pré-fabricada à base de aço e placas de gesso é versátil, tem isolamento acústico, facilita embutir iluminação, gera muito pouco resíduo na obra e é indicado para ambientes internos. Conheça as vantagens e desvantagens de usar o drywall no seu imóvel.
Limpeza
É uma solução bastante eficaz para quem está buscando construir ou fazer uma reforma, mas não quer nem pensar em passar pela habitual “bagunça” e quebra-quebra que acontecem em obras de alvenaria. É uma tecnologia limpa, devido ao fato de que suas estruturas são pré-fabricadas, feitas com aço e placas de gesso. É um tipo de vedação para edifícios residenciais e comerciais, recomendada para áreas internas. Como o nome em inglês destaca, trata-se de um método de construção seca, que não utiliza água e tem geração de resíduos mínimo, otimizando a obra em muitos aspectos. Por ser um material industrializado, o drywall não demanda o uso de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, por exemplo, permitindo a execução de uma obra muito mais limpa e sustentável.
O que é
Similar a uma edificação em madeira, nas paredes em drywall há montantes e travessas, ou seja, pilares e vigas que sustentam a parede em vãos curtos e modulares. Esses montantes são metálicos, em aço galvanizado. Da mesma forma, são utilizadas lãs minerais para proporcionar maior isolamento acústico e isolamento térmico ao ambiente e placas de gesso acartonado, que farão o papel de revestimento na estrutura. Por fim, o sistema recebe acabamento com aplicações de pasta e fita de papel, de modo a unificar e uniformizar o material, sendo aplicada uma fina camada de massa corrida em seguida, além, é claro, da pintura e outros detalhes, como os rodapés. Nos locais onde há muitas instalações hidráulicas e elétricas deve-se utilizar um reforço em madeira tratada para a fixação das placas antes do encaixe com parafusos.
Modelos
Entre as placas de drywall disponíveis no mercado estão a Branco Gelo, mais comum de ser encontrada em ambientes secos, podendo ser utilizada tanto em paredes como em forros de tetos. A Verde, com adição de silicone, é resistente à umidade e indicada para ambientes úmidos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. E a Rosa, com adição de fibra de vidro em sua fórmula, é resistente ao fogo, podendo ser utilizada próximo de fogões e lareiras.
Versatilidade
Como são compostas por gesso acartonado, essas estruturas podem servir de base para uma série de ideias de renovação de ambientes. Permitem a personalização com cerâmicas, pastilhas, pinturas, texturas e até mesmo madeira. Em chapas prontas ou feitas sob medida, é possível fazer a divisão de ambientes de acordo com a necessidade do morador. Com versões especiais resistentes ao calor (tipo rosa) e à umidade (tipo verde), as divisórias podem ser instaladas em cozinhas e em banheiros.
O drywall serve não apenas como forro, mas também pode ser uma solução estética muito apropriada para embutir a iluminação, criando nichos para lâmpadas e luminárias. Existem linhas de produtos especialmente feitos para instalação em paredes de drywall sem o menor risco de dano à estrutura. O rebaixamento do teto pode ser aplicado em diferentes desenhos, como quadrados, retângulos e formas arredondadas, o que permite uma gama de possibilidades na decoração.
Isolamento acústico e térmico
Graças ao preenchimento interno com gesso, o drywall isola naturalmente mais do que a alvenaria. Agora, se for preciso ampliar essa capacidade, é possível incluir no recheio a lã mineral, de rocha ou vidro. Assim garante, além do isolamento acústico (utilizado em salas de cinema), uma temperatura ambiente mais agradável.
Rapidez na instalação
O espaço entre as chapas que compõem a parede de drywall acomoda toda a fiação hidráulica e o sistema hidráulico, favorecendo um acabamento clean. Outra vantagem é a rapidez na instalação: em um dia de trabalho, dois especialistas conseguem erguer até 30 m² de parede.
Móveis e nichos
A possibilidade de criar móveis com esse material tem empolgado bastante gente e o que não faltam são projetos inspiradores. Estantes para TV, prateleiras de despensas e quartos, bancadas de escritórios e cabeceiras são algumas ideias onde o drywall pode ser utilizado.
DESVANTAGENS
Infelizmente, o drywall não pode ser aplicado em ambientes externos por sua sensibilidade à água e aos raios solares. O espaço entre as placas pode servir como berçário para fungos, bactérias e insetos como o cupim. Para evitar, verificações regulares são sugeridas. A exposição à umidade excessiva também não é recomendada, por isso, ao instalar em banheiros, é necessário instalar cerâmicas para proteção extra. Ela também não é muito resistente a pancadas e a peso excessivo, então não abra mão de contratar especialistas para desenvolver um projeto com segurança.
Mão de obra e umidade
Apesar de, na maioria dos casos, o drywall se mostrar uma solução com melhor custo-benefício do que a alvenaria, como exige mão de obra especializada, isso pode encarecer o serviço se na sua região não houver um mercado que garanta concorrênciasentre as empresas voltadas para a execução do serviço. Além disso, o desempenho do drywall diante da umidade vai depender muito da escolha da placa e do distanciamento das extremidades com as lajes de piso e cobertura, sendo um dos itens mais críticos, principalmente para as placas comuns.
Outra questão importante é que não se deve jogar nada ou bater nas paredes, que tem ruptura frágil. Objetos fixos à parede como quadros, nichos, painéis, devem ficar tão próximos quanto possível dos reforços de madeira, o que demanda montagem ou, quando da instalação, uma reforma para inserção. O drywall também exige a presença de juntas de dilatação bem produzidas na interface com as lajes, pois a variação dimensional por conta de dilatação térmica é diferente do concreto.
Com informações de Caio Pereira, Drywall: O que é, vantagens e desvantagens (Escola Engenharia), e Weg Tomadas e Interruptores.