Conheça cinco tendências para condomínios apresentadas na Expo Condomínio Completo

Alex Pandini

Foto: Cloves Louzada.

Câmeras de reconhecimento facial, piscinas sustentáveis e portarias virtuais. De novas tecnologias à bens de serviço, a 7ª edição da Expo Condomínio Completo, trouxe tendências no mercado de administração e construção civil e comercial. Pela primeira vez realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra, o evento teve uma projeção de R$60 milhões em negócios.

 

Em meio às crises climáticas, um dos destaques do mercado atualmente é a bioenergia. A bioenergia é uma fonte de energia renovável que utiliza a biomassa, uma matéria orgânica de origem vegetal ou animal, para produzir eletricidade, calor e combustível para o transporte. Essa é a alternativa considerada aos combustíveis fósseis, que não são renováveis e poluem mais. Empresas como a Raízen Power produzem a própria energia em usinas e enviam para a rede elétrica do consumidor, o que proporciona uma economia de 20% na conta de luz, assim se tornando uma grande tendência.

 

Já no setor da tecnologia, a câmera de leitura de placa (LPR) rouba a cena. O LPR é uma tecnologia que reconhece, lê e armazena as placas de veículos que são capturadas na imagem de uma câmera. A novidade é que, a partir dessa tecnologia, usando em conjunto com o reconhecimento facial, agora a câmera também passa a ser usada para fazer a contagem de público em eventos como shows e feiras. O produto traça um perfil físico da pessoa, o que permite realizar essa contagem de forma individual, assim não provocando repetições no equipamento. Ainda, pensando em tecnologia, as portarias digitais ganham cada vez mais espaço. O serviço consiste na terceirização de um porteiro que trabalha de forma remota. Mesmo não estando no local, o profissional consegue atender as chamadas de interfone e liberar as entradas.

 

Foto: Cloves Louzada.

 

Agora, na inovação das produções já tradicionais, pensando em sustentabilidade, a piscina de concreto ganha destaque. Como base o concreto, a estrutura da construção é pré produzida, ou seja, ela é montada em módulos. Dessa forma a piscina pode ser feita de qualquer formato e qualquer tamanho, não requer tubulações, ralos, sucções nem casa de máquinas. Assim, o produto proporciona economia de 90% de água e 60% em energia, em comparação à uma piscina tradicional.

 

Com o crescimento da demanda por síndicos profissionais no Brasil, no mercado condominial, a gestão administrativa se tornou um grande aliado na organização dos residentes de condomínios. Com até mesmo cursos profissionalizantes para síndicos, atualmente diversas empresas ofertam serviços de administração, desde consultoria à seleção de profissionais para o local. Essa é uma forma da parte administrativa direta, como contabilidade, planejamento financeiro e pagamento de salários, ser realizada por profissionais da área.

 

Foto: Cloves Louzada.

 

Ainda na produção administrativa, outro destaque atual do mercado é a Gestão de Documentação de Engenharia. Esse é o processo de gerir os documentos gerados durante o desenvolvimento de um projeto de engenharia. Uma gestão eficiente de documentos de engenharia pode ajudar a mitigar erros, reduzir retrabalhos e garantir sucesso e retorno financeiro em projetos. O objetivo é garantir a integridade e precisão das informações, facilitar o fluxo de trabalho e otimizar os processos

 

O evento teve apoio institucional do Sipces e patrocínios do Sicoob, Brasas Extintores, Nacional Gás e Raízen Power. A correalização é do Convention & Visitors Bureau.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.