Conhecendo a ferramenta OKR

Alex Pandini

No blog de ontem, trouxemos a análise do especialista em gestão Pedro Signorelli sobre como potencializar o uso da ferramenta OKR na Construção Civil. A ferramenta é uma das mais avançadas na gestão de fluxos e processos, porém exige conhecimento acerca de suas funcionalidades para um desempenho correto e assim atingir os resultados desejados. Agora, vamos falar mais um pouco sobre o que é a OKR e quais as aplicabilidades que ela permite.

 

O QUE É

A sigla OKR quer dizer “Objectives and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-Chave”, em tradução livre. OKR é uma metodologia de gestão utilizada por muitas organizações mundiais, como Google, Twitter, Adobe, Microsoft e LinkedIn. Além de grandes empresas e construtoras no Brasil.

 

Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, ainda na década de 70, criou a metodologia de OKR. Na época, a Intel passava por grandes mudanças de estratégias de gestão e o executivo enxergou a necessidade de ter todos os colaboradores com o trabalho focado para o que era realmente importante para o crescimento da empresa naquele momento.

 

A OKR teve sua popularidade no final da década de 90, quando John Doerr ofereceu a metodologia às lideranças da Google, que iniciava sua história. Assim, com o pioneirismo da empresa aderindo a metodologia OKR, outras empresas do Vale do Silício com a mesma mentalidade inovadora seguiram o exemplo da gigante da tecnologia.

 

NO BRASIL

No Brasil, algumas empresas, como a Alea, da construtora Tenda, começaram a usar OKRs somente com as lideranças, mas hoje a metodologia já faz parte da rotina de todo o time que faz parte do projeto. Em outras construtoras, como na Amplus e na Dimas, o uso de metodologias ágeis vai além das OKRs. A empresa também utiliza Scrum, Lean, Design Thinking, entre outras.

 

De fato, a combinação de metodologias pode trazer inúmeros benefícios para as construtoras, consolidando uma gestão orientada a dados e indicadores. A base que orienta a metodologia é definir onde a empresa quer chegar (O – Objectives), que devem ser qualitativos e ambiciosos, e como saber se estão chegando (KR – Key Results), que devem ser mensuráveis e quantificáveis. De fato, a definição dessas métricas deve acontecer de forma colaborativa, onde todos possam participar do processo.

 

DIFERENCIAL

Ao contrário de algumas metodologias tradicionais, a OKR tem metas definidas em períodos curtos, o que permite objetivos alcançados e correções de rota mais rapidamente. Além disso, por ser disseminada por todo o time, consegue gerar um engajamento muito maior de seus colaboradores.

 

Na prática, para implantar OKR na construção é preciso seguir alguns passos. Confira a seguir uma lista simplificada.

  1. Organize as perspectivas: O primeiro passo deve ser conscientizar e passar o conceito da metodologia para todos os colaboradores, explicando como os objetivos que serão definidos e as métricas de resultados afetam a performance das equipes em geral.
  2. Defina os objetivos que sua empresa quer conseguir: Defina objetivos que sejam qualitativos e desafiadores. As metas sonhadas devem ser ambiciosas e ao mesmo tempo alcançáveis para que não haja a sensação de que é muito fácil e não demanda tanto esforço, nem de que o objetivo é impossível de conseguir.
  3. Liste de 2 a 5 resultados-chave para cada objetivo a ser alcançado: Os key results serão as metas que você deve alcançar para que os objetivos sejam conquistados.
  4. Alinhe os objetivos com sua equipe: Como já dito anteriormente, a metodologia OKR não é uma responsabilidade apenas das lideranças, todos os colaboradores devem participar e estar cientes de suas ações para a realização dos resultados-chave e conquista dos objetivos.
  5. Atualize periodicamente o alcance de cada resultado: Os resultados-chave devem ser mensuráveis e quantificáveis. É recomendado a análise mensal de como está o andamento dos números conquistados.
  6. Mantenha o processo em ciclos curtos: Defina prazos curtos para análise e revisão de OKRs. É recomendável que as revisões sejam feitas trimestralmente para avaliação de resultados e mudanças de rota, caso necessário.
  7. Transparência das informações: Uma estratégia de OKRs bem-sucedida só é possível com a máxima transparência de todas as informações. Os resultados, independentemente dos times responsáveis, devem ser compartilhados com todos os colaboradores, o que garante times mais engajados e focados nos objetivos da empresa.

 

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Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.