Conselho Federal de Corretores de Imóveis estima 20% de crescimento do setor em 2024

Alex Pandini

Itapema, em Santa Catarina. Foto divulgação.

 

“Tenho convicção absoluta que fecharemos 2024 com o crescimento em torno de 20%”, disse o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), João Teodoro. A avaliação parte da constatação de que o mercado imobiliário no Brasil é muito resiliente. Teodoro pontua que, em vários momentos difíceis, incluindo crises econômicas nacionais e globais, o mercado imobiliário foi capaz de se recuperar rapidamente.

 

Ele lembra que, mesmo na pandemia, quando num primeiro momento os negócios despencaram, em menos de dois meses foi possível uma adaptação e uma reação que surpreenderam. “Fechamos 2020 no mesmo patamar de 2019, ou seja, não perdemos nada. Em 2021 crescemos 26%, um grande crescimento em relação ao primeiro ano da pandemia. Em 2022 nós crescemos 12%, e em 2023 em torno de 20%”, destaca.

 

Segundo o executivo, mesmo com a Selic já ultrapassando a casa dos 10%, o mercado irá se adaptar. “Houve épocas em que tivemos um grande crescimento com casas populares, por meio do programa do governo Minha Casa Minha Vida, mas, agora, com os recursos escassos, o segmento de alta renda se sobrepõe e puxa esse percentual de desenvolvimento”, explica.

 

“É nítida a mudança no comportamento dos consumidores após a pandemia, eles estão investindo muito mais em espaços e experiências que proporcionem qualidade de vida, como é o caso de Itapema (SC), que combina desenvolvimento humano com infraestrutura e praias lindíssimas”, ilustra o presidente do Cofeci.

 

Itapema, além de seus atrativos naturais e belas praias com águas calmas, fica em localização privilegiada às margens da BR 101, o principal eixo logístico entre o Sul e o Sudeste e perto dos principais centros industriais e portuários catarinenses, o que favorece a atração de público de alta renda para transações imobiliárias. Obras de expansão de avenidas, de um grande píer de mais de 18 mil m2, alargamento da faixa de areia e outros investimentos ousados como a confirmação do primeiro restaurante da rede mundial Hard Rock flutuante do país são exemplos em desenvolvimento para atender à crescente demanda.

 

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.