Construtora incentiva a leitura nos canteiros de obra
A 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), indica que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019. São cerca de 4,6 milhões de leitores a menos em quatro anos.
Para contornar esse cenário, o Instituto A.Yoshii, entidade sem fins lucrativos ligada ao grupo construtor de mesmo nome, promove o Canteiro da Leitura, uma iniciativa de construir pequenas bibliotecas dentro dos canteiros de obras do grupo.
Implementada em julho de 2021 em Londrina, a bem-sucedida iniciativa já atingiu a marca de 20 Canteiros da Leitura no Paraná e São Paulo, nas cidades de Londrina, Maringá, Porto Amazonas, Capivari e agora em Curitiba. Ao todo, o projeto já impactou positivamente mais de 2 mil trabalhadores da construção civil.
Nessas bibliotecas, estão disponíveis mais de 200 exemplares, entre livros, revistas e histórias em quadrinhos, que podem ser lidos nos intervalos de trabalho ou em casa, incentivando a leitura em família. “A ideia é disponibilizar um ambiente atrativo e aconchegante, onde os colaboradores tenham acesso a livros e revistas. O projeto não é itinerante e permanecerá nos locais durante toda a execução da obra”, explica o presidente do Instituto A. Yoshii, Aparecido Siqueira.
Está aí um ótimo exemplo e que pode ser seguido também por empresas do ramo no Espírito Santo. Fica a dica!