Qual a melhor cortina para sua casa?
As cortinas são fundamentais na decoração dos mais variados ambientes. Em casas, escritórios, cerimoniais ou hotéis elas fazem toda a diferença quando se busca sofisticação.
As cortinas, em especial as de tecidos, proporcionam maior leveza e aconchego no ambiente. “Elas não são apenas usadas para escurecer o ambiente ou proteger do sol, realmente se tornaram parte da decoração. Não adianta ter uma marcenaria linda e não apostar numa bela cortina”, aponta a consultora Kadyja Ariane Zanoli, especialista no assunto.
E na hora de escolher a cortina, o que fazer para não errar? Ter uma boa assessoria sempre será a melhor opção. Afinal, assim como os tapetes, são diversas opções – de tamanhos, cores e tecidos – adequadas para cada ambiente.
Modelos
Mas há algumas dicas para ficar atento. Em relação aos modelos, por exemplo, a escolha vai depender do resultado esperado. A consultora Kadyja aponta alguns deles.
Prega macho é um modelo que possui um caimento reto e volumoso, e o volume se concentra na parte da frente da cortina. “Uma ótima opção para ambientes em que a cortina será curta, pois ela fica estilo painel”, ensina a consultora.
As cortinas prega fêmea são formadas de duas dobras, em sentidos opostos, que se encontram no lado da frente do tecido. Podem proteger pisos e móveis devido ao controle da temperatura e da luminosidade.
A cortina wave – como o nome sugere, tem a forma de onda e linhas verticais que transmitem uma sensação de volume e movimento. Modelo mais utilizado hoje em dia, pois possui volume e simetria. Fica elegante e com aquele ar “arrumado”.
Prega América é um modelo mais clássico, seu acabamento pode ser com dobras duplas ou triplas. Pode ser utilizada em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento, proporcionando um efeito volumoso.
Tecidos
Para ter um bom acabamento, atenção na escolha adequada do tecido. “Com a praticidade de hoje em dia os tecidos que estão mais usuais são os que possuem composição com o poliéster, pois são de fácil manutenção.”, destaca Zanoli. E ela completa que, nessa gama de tecidos, existem as gazes de linho e crepes de seda, dentre outros que possuem ótimo caimento.
“O linho natural é lindo, porém o custo é bastante alto e não é um produto de fácil manutenção, pois possui encolhimento e amassa após a lavagem”, aponta a consultora, reiterando as vantagens dos tecidos com composição de poliéster. “Você pode lavar, centrifugar e pendurar, o que no dia a dia e uma maravilha”, enumera a consultora.
Tamanho
As cortinas sob medida são, sem dúvidas, a melhor solução. Isso porque permitem desenvolver qualquer tamanho desejado e, assim, personalizar o ambiente.
Quanto foi decorar a casa nova, a maior dúvida da cabelereira Ana Paula Machado era em relação ao cumprimento das peças. “Tinha um aparador de mármore na parede, que já estava lá quando comprei a casa. E minha filha adorou para colocar fotos da família. Então, a solução foi utilizar uma cortina curta”, conta Ana Paula.
“Sem dúvidas as cortinas cumpridas são mais elegantes, sem contar que alongam o ambiente. Porém, muitas das vezes não é possível no espaço devido a bancadas de estudo, por exemplo, o que não impede de ser colocada uma cortina de meia parede”, complementa a consultora Kadyja.
A profissional destaca ainda que, nesse caso, deve haver um maior cuidado na hora da escolha dos materiais e modelos. Isso porque, uma escolha mal feita pode trazer resultados ruins. “Algo muito volumoso pode atrapalhar o uso dessa mesa de estudo. Também em janelas que possuem camas embaixo”, exemplifica a consultora.
Ela ensina que nessas situações, recomenda-se “modelos mais sequinhos, como a prega macho, que não possui volume da parte de baixo. E também tecidos que fiquem menos armados”.
Ilhós
Talvez a maior vantagem do uso do ilhós é a facilidade de instalar e remover as cortinas, porque ele desliza facilmente pelo varão auxiliando no processo de manutenção da peça.
Mas, existem tantos modelos de ilhós no mercado, que ele também possui uma função decorativa.
Redondo, quadrado, de madeira, metal ou plástico, e em muitas opções de cores, o ilhós complementa a beleza da peça.
Há uma lista considerável de benefícios da Cortina com Ilhós. Confira:
- Níveis reguláveis de luminosidade, visibilidade e de confortos térmico e acústico;
- Pode ser instalada em trilho suíço ou em varão, e também dentro de sancas;
- Os tecidos podem ser transparentes ou opacos (blackout), inclusive os rústicos;
- Recolhimento vertical por corrente; e
- Opção de acionamento motorizado.
Por Letícia Vieira e Luciene Araujo