Da SP-ARTE para Vitória: iluminação de design
Desde 2005, a SP–Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – reúne galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, apresentando, a cada edição, mais de 5 mil obras e 2 mil artistas do Brasil e do mundo, ao longo de cinco dias do mês de abril, no histórico Pavilhão da Bienal.
Durante o evento, colecionadores, profissionais e amantes da arte podem aproveitar, além das milhares de obras de arte trazidas pelos expositores, conversas sobre o fazer artístico, lançamentos de livros, audioguias e ações de formação. Ainda, no período prévio à feira e durante sua realização, acontecem aberturas de exposições e eventos paralelos por toda cidade de São Paulo.
A designer Cris Bertolucci, considerada uma das designers pioneiras na criação de luminárias no Brasil, ganhou os holofotes nos últimos dias com seu estande na feira, que aconteceu no pavilhão da Bienal, em São Paulo, até o último domingo (02).
O estande, inspirado nos quatro elementos da natureza, trouxe para o público luminárias e pequenos móveis, que exaltam o DNA da marca, fazendo uma conexão entre o urbano e o natural na 19ª edição do evento. Cris Bertolucci mergulhou a fundo em seu processo criativo para inovar mais uma vez e apresentar quatro coleções inéditas na feira.
A designer buscou inspiração na diversidade de materiais e suas possibilidades para criar um estande de 30 m², dividido em quatro partes. Cada uma delas foi demarcada por uma cor diferente, que faz alusão à matéria-prima apresentada. Com um degradê de tons que passam pelos terrosos e verdes. Um deles representava o elemento terra com peças em bronze, inspiradas no tradicional tijolo baiano.
A segunda parte do estande fez alusão ao elemento fogo e trouxe luminárias da coleção Cápsula, que já existe no portfólio da marca, mas que agora chega com novas peças em cores quentes, passeando entre o terracota e o rosa velho. Já a transparência do acrílico remete à fluidez do elemento água, representado por um conjunto de luminárias feitas desse material nos tons verde-jade e bege. E, por fim, o elemento ar foi representado por uma coleção de quatro pendentes de linho, com um desenho leve e aerado, em tons claros.
A convite da loja de iluminação Homelux, em Vitória, a designer já esteve em Vitória apresentando algumas de suas criações. São inspiração que podem e devem ser aplicadas nos escritórios, casas e apartamentos.