Decoração com rattan: versátil, elegante e sustentável

Decoração com rattan

Ambiente decorado com rattan. Foto: Mariana Andlich

Decoração com rattan já foi um estilo bastante associado às casas praianas ou com varandas, mas esse conceito vem mudando.

O período pós-pandemia revelou que o nosso jeito de morar agora é outro. Atualmente, as pessoas buscam criar espaços que, além de esteticamente bonitos, sejam também aconchegantes.
Afinal, estamos mais presentes em nossas casas.

Decoração com rattan

Uma paleta de cores neutras e uma iluminação adequada são excelentes recursos de decoração, mas o destaque do momento são as fibras naturais. Ou seja, o rattan está em alta.

A fibra oriunda da Ásia resulta em peças com designs diferenciados para todo tipo de decoração. Por exemplo, é o material perfeito para luminárias, móveis e cestos. Em suma, a representação da conexão entre beleza, natureza e a arte.

Esta técnica de produção, despertou a curiosidade da arquiteta e proprietária da Aura Natural Design, Thaisa Zon. E ela buscou conhecer os artesãos responsáveis por sua criação em seu país de origem, a Indonésia. Atualmente, ela realiza curadoria de peças com esse material, que defende como um estilo de decoração neutra, atemporal, elegante e aconchegante.

“A flexibilidade e a resistência do rattan possibilitam a criação de diferentes designs. As peças podem se encaixar em diversos tipos de decoração”, aponta Thais.

A arquiteta aponta em que cenários o rattan se encaixa melhor. “Os estilos que mais acreditamos se conectarem com esta fibra, são boho, chic casual, wabi-sabi, mediterrâneo ou minimalista”, indica Thaisa.

Sustentabilidade

decoração em rattan: luminárias

Thais Zon e as luminárias em rattan. Foto: Mariana Andlich

Conhecida como uma técnica milenar, oriunda da Ásia, o rattan utiliza uma fibra a partir de uma planta conhecida como “Calamus Ratang”. O resultado é a representação da conexão entre beleza e natureza. O crescimento da planta é semelhante à de uma trepadeira, que sufoca as demais espécies a sua volta. Por isso sua retirada da natureza acaba sendo benéfica.

“Além de ser uma fibra linda, o rattan traz aconchego e ao mesmo tempo reduz o impacto ambiental. Isso é incrível e admirável, exalta Thaisa.

Amor à primeira vista

A empresária Renata Araújo se apaixonou pelo rattan logo que conhecer a fibra. Ela escolheu poltronas para compor o ambiente da sala de estar e as luminárias para a cozinha da casa de praia.

‘Queria uma decoração clean, mas que passasse um ar de sofisticada. Sempre fui apaixonada pelos produtos feitos de rattan, pois são artesanais, mas remetem a algo mais elaborado. Acho o simples chique. Então, posso classificar a decoração da minha casa assim”, classifica Renata.

Renata pontua que um dos fatores para ter escolhido os móveis em rattan é pela facilidade de limpeza. “Um pano seco e espanador já é o suficiente para deixá-los limpos. Ao adquirirmos os produtos, a loja nos forneceu um manual de conservação super explicativo e fácil entendimento, o que nos orientou bem sobre os cuidados necessários”, conclui a empresária.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.