Transforme sua casa com a decoração industrial

Sala com decoração industrial | Foto: Pinterest

A decoração no estilo industrial caiu no gosto das pessoas e está cada vez mais tomando espaço na decoração.

Inspirada nos espaços industriais e antigas fábricas, esse estilo originou-se em Nova York, após a crise de 1929 em que muitas fábricas, galpões e armazéns foram abandonados e como na época havia o aumento da densidade populacional, muitas pessoas tiveram que se adaptar à nova realidade.

Por volta dos anos 1950 houve a transformação desses ambientes que estavam com o custo mais acessível na época e iniciou-se a adaptação desses espaços para espaços residenciais ou comerciais, preservando seus elementos estruturais.

A arquiteta Bruna Souza crédito: arquivo pessoal

Segundo a arquiteta Bruna Souza, o estilo possui uma estética urbana, moderna e funcional. Materiais mais rústicos e “brutos” são essenciais para este estilo, como o concreto, tijolos expostos, metais, vidros, portas e janelas grandes, madeira rústica com aspecto de envelhecido, com poucos acabamentos para ressaltar a estética industrial, somados com as tubulações, vigas e sistemas elétricos aparentes.

“A maior característica desse estilo é o design minimalista e valoriza a funcionalidade tanto dos espaços quanto os móveis e com poucos elementos decorativos, sendo estes elementos vintage e retrô, como por exemplo, relógios de parede, máquinas antigas, quadros com uma arte urbana e molduras em metal e etc”, afirma Bruna

Versatilidade

Apesar desse estilo ser frequentemente associado e aplicado em espaços amplos e abertos, Bruna informa que ele pode sim ser aplicado em ambientes pequenos podendo ser até mesmo algo vantajoso. Segundo a arquiteta, é possível trazer a sensação de amplitude no espaço por meio do conceito aberto, das cores claras e neutras, do uso de espelhos dentre outras formas.

Outro fator importante, de acordo com a especialista, é que nesse estilo e principalmente para ambientes pequenos é o uso da iluminação estratégica, a iluminação adequada auxilia tanto na decoração, destacando algum elemento, alguma arte e faz com que o ambiente seja mais acolhedor.

Conforto e estilo para um apartamento de um jovem solteiro | Foto: Pinterest

“Uma decoração mais rústica se mal executada pode fazer com que o espaço pareça ainda menor, deixando-o mais cansativo e, consequentemente, desconfortável. A escolha correta das cores, mobiliários, iluminação são essenciais para esse equilíbrio e para que o cômodo fique funcional e elegante”, destaca.

Vantagens

O estilo industrial pode ser uma opção para quem gosta da estética crua e autêntica, pois tem em sua cartela materiais brutos como concreto, tijolos expostos, metal e madeira desgastada, criam uma sensação de autenticidade e rusticidade, além de serem materiais duráveis e resistentes ao desgaste do tempo. Ou seja, é uma decoração de longa duração e baixa manutenção pois são fáceis de cuidar.

“Combina com outros estilos de decoração, ou seja, é possível adaptar a fim de atender os gostos particulares. Economiza espaços e custos mantendo elementos aparentes, como as vigas e tubulações, e reaproveita materiais tornando a decoração mais sustentável”, ressalta Bruna.

Para quem é mais indicada?

De acordo com a arquiteta, o estilo é mais indicado para pessoas que gostam do estilo rústico e moderno, simples e funcional, com toques de estilo urbana e vintage. Ela complementa que são pessoas que  gostam de materiais com estilos brutos e parentes, decorações simples sem muitos adornos, mas que os poucos elementos decorativos tenham uma pegada retrô.

Quem não dispensa essa decoração é a assistente administrativa Mariana Lima. Para ela, mesmo com os toques industriais e pouco investimento, ela conseguiu levar conforto e aconchego.

“Acredito que consegui fazer da minha sala um ambiente minimalista. Na grande maioria, os poucos móveis que tenho seguem um padrão de coloração, tornando o ambiente intimista e convidativo.  Vou decorar os outros ambientes dessa forma, logo, logo”, diz.

Foto de Alex Pandini

Alex Pandini

Alex Pandini é jornalista, tem 53 anos e mais de 3 décadas de experiência profissional em rádio, jornal, TV, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e marketing político. Além de repórter e apresentador na TV Vitória, é responsável pelo conteúdo da plataforma ConstróiES.